Experimentos / O Experimento de Milgram (“Experimenter”)

Essa produção poderia facilmente ser um daqueles documentários da BBC ou do History Channel que são dramatizados por atores desconhecidos, pois tem todos os elementos para tal, inclusive uma narração do próprio protagonista que comumente quebra o quarto muro para se dirigir diretamente ao espectador.

Conta a história do Dr. Stanley Milgrim, um dos maiores estudiosos do comportamento humano, pioneiro em controversas pesquisas sobre obediência cuja motivação principal foi entender a dinâmica de regimes totalitários como nazismo (ele era judeu) e deu origem a diversos outros estudos, inclusive um deles por um de seus discípulos visto no filme “O Experimento de Aprisionamento de Stanford” e “Detenção”.

Peter Sarsgaard de “Escobar: A Traição” é o protagonista que executa e comenta seus próprios experimentos, enquanto o espectador acompanha parte de sua vida pessoal, principalmente o casamento com sua esposa Sasha (Winona Ryder de “Linha de Frente”).

O diretor tem uma interessante abordagem onde varia entre a filmagem normal em terceira, aquela que é feita com cenários propositalmente falsos como se estivesse num teatro, ao mesmo tempo em que sofre interferências do próprio Milgrim para explicar seja a pesquisa, seus resultados e seus impactos em sua vida. Essas transições são sutis e bem torneadas, inclusive quando Sarsgaard encarna o narrador, onde os demais personagens assumem posições de figurantes sem parecerem forçado.

Por todos esses elementos, fica até difícil diferenciar a obra entre um filme biográfico ou um documentário, permanecendo num limbo que não o prejudica, mas que pode não ser bem recebido pelo público mais comercial.

Experimentos” é um ótimo filme sobre comportamento humano e indicado para quem ama o tema numa linguagem acessível e com ótimas atuações.

Curiosidades:

– No início do filme Sasha diz que foi convidada para a festa por um tal de Saul Horowitz. Foi uma brincadeira interna, pois Horowitz é o verdadeiro sobrenome de Ryder.
– O filme em que Milgrim supervisiona no segundo ato realmente existiu, chamado The Tenth Level, e foi interpretado mesmo por William Shatner (o eterno Capitão Kirk de “Star Trek”).
– A mulher na cena final é a verdadeira viúva do Dr. Milgrim.

Ficha Técnica

Elenco:
Peter Sarsgaard
Winona Ryder
John Leguizamo
Anton Yelchin
John Palladino
Anthony Edwards
Kellan Lutz
Dennis Haysbert
Jim Gaffigan
Harley Ware
Jason Black
Kyla Noelle
Danny A. Abeckaser
Donnie Keshawarz
Tom Farrell
Taryn Manning

Direção:
Michael Almereyda

Produção:
Danny A. Abeckaser
Michael Almereyda
Fabio Golombek
Per Melita
Isen Robbins
Aimee Schoof
Uri Singer

Fotografia:
Ryan Samul

Trilha Sonora:
Bryan Senti

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑