Expresso do Amanhã (“Snowpiercer”)

Genre : ,
Actor :
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2013

Baseado numa HQ francesa, o primeiro filme de Joon-ho Bong de “O Hospedeiro” a ser falado em inglês fala sobre um futuro distópico onde a Terra foi congelada numa tentativa do ser humano de parar o calor vindo da destruição da camada de ozônio. Às pressas foi construída uma poderosa locomotiva que dá a volta ao mundo em exatamente um ano e abriga os últimos sobreviventes da raça humana há 17 anos.

Só que ela também funciona como uma sociedade de castas onde os párias se amontoam no último vagão sob a forte pressão dos agentes da camada rica que desfruta do luxo dos vagões mais à frente. Até que esses menos afortunados se rebelam sob a liderança do jovem Curtis (o “Capitão América” Chris Evans) e tentam avançar pelos vagões do trem até chegar no primeiro, lar do misterioso dono da máquina.

Fazendo as vezes de uma ação surreal aos moldes de uma produção de Terry Gillian, “Expresso do Amanhã” funciona dependendo do momento: às vezes se posiciona como um filme de ação sério com as doses certas de violência e um ritmo que não deixa o espectador respirar; outras se parece uma caricatura Gilliana onde os próprios personagens com seus maneirismos e figurinos desempenham papel fundamental. É o caso de Tilda Swinton (“Moonrise Kingdom”) como a famigerada e dissimulada vilã Mason que dá um show de performance, levando a caricatura a um novo nível.

A cenografia merece destaque no design dos vagões expressando suas diferentes funções e explicitando as classes sociais que os habitam. O estranho é que com todo esse cuidado, os efeitos em CGI parecem tão artificiais que é facilmente perceptível que o exterior do trem, bem como sua locomoção nos trilhos é gerado por computador.

Guardando uma pequena surpresa em seu último ato através de um excêntrico monólogo, “Expresso do Amanhã” captura com êxito a atmosfera distópica do qual seu contexto faz parte com seriedade e humor que meticulosamente não se misturam.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Evans
Kang-ho Song
Ed Harris
John Hurt
Tilda Swinton
Jamie Bell
Octavia Spencer
Ewen Bremner
Ah-sung Ko
Alison Pill
Luke Pasqualino
Vlad Ivanov
Adnan Haskovic
Emma Levie
Steve Park

Direção:
Joon-ho Bong

Produção:
Tae-sung Jeong
Tae-hun Lee
Steven Nam
Chan-wook Park

Fotografia:
Kyung-pyo Hong

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑