Extraordinário (“Wonder”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

É o filme chororô do ano. E, não por acaso, um dos dramas que melhor capta o ecossistema familiar de quem tem um filho com deficiência.

O menino prodígio Jacob Tremblay de “Refém do Medo” é Auggie que sofre de Síndrome Treacher Collins (não é dito no filme, mas nós pesquisamos), uma disfunção mandibulofacial congênita, isto é, uma má formação da mandíbula ao nascer que pode impedir da criança falar, escutar e até respirar. Dezenas de cirurgias depois, ele cresce como uma criança quase normal, mas com o rosto amplamente marcado. Finalmente chega o dia dele entrar no colégio, o que vai mudar a sua vida, a de seus pais, interpretados por Julia Roberts (“Jogo do Dinheiro”) e Owen Wilson (“Para o que Der e Vier”) e a de sua irmã (Izabela Vidovic de “Linha de Frente”), bem como daqueles que gravitam ao redor da família.

A grande sacada do diretor Stephen Chbosky (“As Vantagens de Ser Invisível”) foi justamente comparar a família de Auggie com um sistema solar, atestando que Auggie é como o sol, mas também mostrando os efeitos que esse centro gravitacional provoca nas pessoas, ou como na analogia, planetas. Por isso o arco de história de sua irmã e sua melhor amiga ou seu novo amiguinho Jack Will são tão importantes e relevantes para que se possa encaixar as peças da história.

Aliás, suas analogias, ou quando há referências da imaginação do protagonista, são sempre certeiras, inclusive aquelas que envolve “Star Wars” com direito a aparição de um ou dois cosplays de personagens muito queridos da saga.

Mas se o filme é para pessoas, ele também é feito de pessoas. E dentro da tela, elas estão de parabéns. Tremblay já era de se esperar um carisma fora do comum e ele ainda atua fora da caixa por não vitimar seu personagem por causa da sua doença. Mas Julia Roberts está impecável como sua mãe. Ela chega no ponto de despertar a emoção apenas com o olhar ou com leves movimentos faciais, chegando a um nível elevadíssimo de interpretação. Owen Wilson interpreta a si mesmo e como quase sempre acontece, funciona mesmo que num drama. Inclusive há um inesquecível momento “Marley & Eu” com ele que até parece ter sido colocado de propósito.

Com tudo isso, se ainda há um marmanjo que não chorou, a trilha sonora de Marcelo Zarvos (“Um Limite Entre Nós”) arranca a lágrima de uma vez.

Muito mais que uma história de superação, “Extraordinário” é uma história de adaptação provando que ao contrário de um sistema solar, todos nós temos um pouco de planeta e um pouco de sol.

Curiosidades:

– Tanto o pai de Jacob Tremblay quanto a sua irmã gêmea fazem aparições no filme. A autora do livro no qual o filme se baseia R.J Palacio, também aparece como uma das pessoas no auditório na cena final.
– A amiga da irmã de Auggie, Miranda, o chama de Major Tom. Essa é uma referência ao astronauta da música de David Bowie, Space Oddity, mais tarde homenageada por Peter Schilling na música homônima Major Tom.
– Jacob Tremblay é fã de Star Wars tal qual seu personagem Auggie.
– A autora R.J Palacio teve a idéia do livro quando estava numa sorveteria e seu filho começou a chorar por causa de uma criança que tinha a doença do protagonista. Essa cena a marcou tanto que foi para o livro e no filme é a parte em que a mãe de Jack (amigo de Auggie) conta pro filho porque é importante dar atenção ao novo amigo.

Ficha Técnica

Elenco:
Jacob Tremblay
Owen Wilson
Izabela Vidovic
Julia Roberts
Mandy Patinkin
Noah Jupe
Bryce Gheisar
Elle McKinnon
Daveed Diggs
Ty Consiglio
Kyle Breitkopf
James A Hughes
Danielle Rose Russell
Ali Liebert
Sonia Braga

Direção:
Stephen Chbosky

Produção:
David Hoberman
Todd Lieberman

Fotografia:
Don Burgess

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑