Fahrenheit 451

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

O tema é bastante atual, visto que temos uma inteligência artificial nos mecanismos de busca e nas redes sociais cujo algoritmo tende a encontrar respostas e postagens que tenham afinidade com o usuário, praticamente impedindo-o de vislumbrar conteúdo diverso e abrir sua mente para divergências que podem engrandece-lo.

Na sociedade do futuro alternativo que o filme propõe, todos os livros foram banidos e queimados para que a população só lesse e fosse ciente de conteúdos publicados por uma única rede onipresente (um misto de Big Brother com Facebook). Os bombeiros que outrora apagavam incêndios, são os responsáveis por queimar os livros, banindo os rebeldes que acreditam ainda na literatura como forma de libertação, até que um deles, Montag (Michael B. Jordan, o vilão de “Pantera Negra”), começa a se questionar de seus atos o que desperta a desconfiança de seu chefe e amigo, Capitão Beatty (Michael Shannon de “12 Heróis”).

Baseado na obra escrita por Ray Bradbury em 1953 que já teve uma ótima adaptação em 1966 pelo mestre François Truffaut, esta recente obra dirigida por Ramin Bahrani (“A Qualquer Preço”) tenta misturar ação comercial com filosofia cult e acaba não sendo nem um, nem outro. Com muitos momentos contemplativos, o ritmo não empolga. Dá pra ver a jornada emocional dos personagens principais se desenrolando, mas o roteiro nunca sai do raso. Michael Shannon bem que tenta, mas no fim se vê reduzido ao papel de mero vilão.

A cenografia é fraca, estacionando em prédios que aparentemente só passam imagens dos bombeiros (e por eles, entendam apenas os dois personagens principais) e o desfecho tenta ser impactante, mas já pega o espectador cansado e não surte o efeito desejado, principalmente pelo fato de que o tal Omni (objeto de busca da trama) não tem um mecanismo bem materializado pelo roteiro.

Fahrenheit 451” não é ruim, mas não teve a capacidade de potencializar sua ação com uma trama que tinha tudo para ter uma boa dinâmica e suspense.

Curiosidades:

– 451° Fahrenheit (ou aproximadamente 233° Celcius) é a temperatura de ignição do papel. Detalhe: o autor na hora de escrever o livro perguntou para um bombeiro na época, mas nunca checou se era mesmo verdade (e é verdade). E gostou tanto da resposta que virou o título do livro.
– Há uma cena de queima de livros onde aparece um livro do próprio autor Ray Bradbury.

Ficha Técnica

Elenco:
Michael B. Jordan
Michael Shannon
Sofia Boutella
Cindy Katz
Mayko Nguyen
Dylan Taylor
Saad Siddiqui
Katherine Cullen
Edsson Morales
Aaron Davis
Martin Donovan
Ted Whittall
Andy McQueen
Joe Pingue
David Tompa
Khandi Alexander
Grace Lynn Kung
Ted Dykstra
Jane Moffat
Sean Jones

Direção:
Ramin Bahrani

Produção:
David Coatsworth

Fotografia:
Kramer Morgenthau

Trilha Sonora:
Antony Partos
Matteo Zingales

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑