Festa no Céu (“The Book of Life”)

Produzida pelo mestre Guillermo del Toro, essa belíssima fábula fala sobre um costume muito popular em sua terra natal, o México, chamado o Dia dos Mortos, ou no original, Dia de Los Muertos, interpretado aqui no Brasil como o Dia de Finados.

Reza a lenda em que a Terra dos Lembrados é comandada pela Morte (ou no espanhol La Catrina) que é enamorada com Xibalba, o rei da Terra dos Esquecidos. Com a ambição de reinar também na terra dos mortos, Xibalba faz uma aposta com a Morte sobre quem fica com a bela mortal Maria. A Morte aposta em Manolo, de uma família de toureiros, mas que quer ser cantor, enquanto Xibalba aposta em seu melhor amigo, Joaquin, filho de um grande soldado e que deseja ser como ele. Quando Xibalba trapaceia e dá poderes para Joaquin, Manolo deve enfrentar a própria morte para conseguir o seu amor e salva sua pequena cidade mexicana de uma gangue de vilões.

O design dos personagens como bonecos de madeira feitos a mão é genial, tal como a maneira em que se movimentam num universo fantástico claramente vindo da mente de Del Toro. Não é à toa que esse universo que mistura o alegre com o soturno pode ser visto em seus filmes como “O Labirinto do Fauno”. E o mais impressionante é que, mesmo caricatos como bonecos, a empatia por eles não só é imediata como é uma química crescente junto ao espectador, fazendo-os parecer mais reais do que se fossem personagens de carne e osso.

O destaque do roteiro é flertar com um tema difícil para crianças e ainda sim tê-las como púbico alvo, sendo que cada faixa etária vai extrair sentimentos e lições diferentes com toques de romance, drama e muito humor.

Se os personagens são cativantes e envolvidos por um roteiro matador (desculpe o trocadilho), é justamente a trilha sonora, seja adaptada ou original de Gustavo Santaolalla (“Relatos Selvagens”) é a cereja de bolo com grandes hits liderados pela viola de Manolo e meticulosamente escolhidos e colocados para emocionar o espectador.

Festa no Céu” é uma das grandes animações dos últimos anos que é despretensiosa, mas épica em seu contexto e de uma paixão contagiante.

Curiosidade: Diego Luna interpreta a voz de Manolo tanto na dublagem em inglês quanto em espanhol.

Ficha Técnica

Elenco:
Diego Luna
Zoe Saldana
Channing Tatum
Ron Perlman
Christina Applegate
Ice Cube
Kate del Castillo
Hector Elizondo
Danny Trejo
Carlos Alazraqui
Ana de la Reguera
Emil-Bastien Bouffard
Elias Garza
Genesis Ochoa
Plácido Domingo

Direção:
Jorge R. Gutiérrez

Produção:
Aaron Berger
Brad Booker
Guillermo del Toro

Trilha Sonora:
Gustavo Santaolalla

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑