Fora de Série (“Booksmart”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

O filme de estréia na cadeira de diretora da talentosa e belíssima atriz Olivia Wilde (“A Vida em Si”) é uma mistura de duas ótimas comédias: “Madrugada Muito Louca” de 2004 na primeira metade e “Superbad – É Hoje!” de 2007 na segunda (se não viu, por favor assista). Só que ao invés da dupla de rapazes, temos aqui uma dupla de garotas se formando no colegial. E o resultado ficou tão bom quanto.

A dupla é formada por Kaitlyn Dever de “O Favorito” e Beanie Feldstein de “Lady Bird: A Hora de Voar”, que parece uma versão feminina do ator de comédia Jonah Hill. Elas são respectivamente Amy e Molly e se privaram de toda a diversão do último ano para estudar e passar nas melhores faculdades.

Logo no último dia de aula, descobrem que todos aqueles que não ligavam só para os estudos também passaram em ótimas faculdades. Então elas se revoltam e pretendem passar a noite inteira badalando numa festa. Só que elas tem dois desafios: 1) Encontrar o endereço da festa e 2) Não parecer ser tão nerd pra tentar ficar com alguém.

O grande trunfo dessa comédia é a interação entre a dupla de protagonistas que logo na primeira cena após o título já dão um show de intimidade e sozinhas o humor transborda sozinho. Assim começa a jornada delas onde vão descrevendo todos os espécimes ou estereótipos do último ano do colegial enquanto planejam a ida a festa e vão encontrando e esbarrando nesses personagens ao longo da aventura. Tudo numa trilha sonora jovem e original escolhidas a dedo por Dan Nakamura ou Dan The Automator, ninguém menos que a mente por trás de projetos de sucesso como o Gorillaz.

Além disso, a diretora fez escolhas muito boas de enquadramentos e edição: algumas câmeras lentas na introdução de personagens ou eventos; uma animação em stop motion para descrever um estado alterado por drogas; ou um silêncio que mostra mais de uma discussão do que se houvesse o som. Praticamente Wilde une clichês de direção que ainda funcionam muito bem nesse gênero com pitadas de arte tanto na condução da narrativa quanto em determinados aspectos técnicos.

E se a dupla de protagonistas por si só já comenda a cena, só é uma pena que não houve mais diálogos como o do início ou de quando elas experimentam roupas ou sobre o bonequinho panda de Amy.

Fora de Série” prova que o gênero de comédia de colegial ainda tem muito pra dar se seus realizadores encontrarem a história certa com o elenco correto e capricharem na narrativa. Aqui fizeram todos os três.

Curiosidades:

– O diretor da escola é interpretado por Jason Sudekis (“Raça”) que é marido da diretora Olivia Wilde.
– A própria diretora faz uma rápida aparição numa cena onde as jovens estão assistindo a um vídeo sobre artes marciais no notebook. Olivia Wilde é a que está no centro da tela. A cena dura cerca de 1 segundo.

Ficha Técnica

Elenco:
Kaitlyn Dever
Beanie Feldstein
Jessica Williams
Jason Sudeikis
Lisa Kudrow
Will Forte
Victoria Ruesga
Mason Gooding
Skyler Gisondo
Diana Silvers
Molly Gordon
Billie Lourd
Eduardo Franco
Nico Hiraga
Austin Crute

Direção:
Olivia Wilde

Produção:
Chelsea Barnard
David Distenfeld
Jessica Elbaum
Megan Ellison
Katie Silberman

Fotografia:
Jason McCormick

Trilha Sonora:
Dan Nakamura

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑