Ford vs Ferrari (“Ford v Ferrari”)

Genre :
Actor : , , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

1966 foi o ano em que a montadora Ford desafiou a escuderia Ferrari na então famosa e exaustiva corrida de carros conhecida como 24h Le Mans. Naquela época a Ferrari dominava as pistas de corrida no mundo e a Ford, apesar do sucesso comercial inconteste em carros domésticos, era irrelevante nos esportes. Disposta a mudar sua imagem a Ford contratou o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon de “Suburbicon: Bem Vindos ao Paraíso”) que começara seu negócio de design de carros, que chamou para a parceria o piloto Ken Miles (Christian Bale de “Vice”), o único que poderia ajudar na construção do carro e pilotá-lo rumo á possível vitória.

O diretor James Mangold, do sensacional “Logan”, transforma uma história que tinha tudo pra ser tediosa, num passatempo da mais alta qualidade ao focar os paralelos do relacionamento entre os executivos da Ford e Carrol, entre Carrol e o explosivo Ken e entre Ken e sua família, construindo assim as três linhas narrativas entre personagens que perpassa a ação das corridas.

Se Damon consegue uma consistência invejável em sua carreira (até mesmo em suas escolhas erradas), Christian Bale brilha mais uma vez ofuscando qualquer um, com seu complexo Ken: de temperamento difícil e dono de um humor cáustico, mas ao mesmo tempo com o coração no lugar certo, o ator cria uma conexão imediata com o público, o que é muito bem aproveitado já que toda corrida representa também um perigo de vida. Ele merece – e muito – indicações a prêmios.

As cenas de corrida, seja a de Daytona ou a de Le Mans foram feitas com uma acuracidade ímpar e filmadas para passar aquela sensação de crueza e dureza da pista e, muitas vezes com ângulos que colocam o espectador dentro do carro de Ken Miles.

No final das contas, “Ford vs Ferrari” é uma bela história de amigos diametralmente opostos que se unem para superar seus próprios limites. Vai da ação ao drama que toca o coração do público em menos de dez segundos sem engasgar.

Curiosidades:

– A extensa sequencia de Le Mans foi filmada em cinco locações diferentes, o que representou um desafio logístico e de efeitos especiais, pois o trabalho ia desde ajustar os relógios para o tempo passar na exata continuidade da corrida, até nos filtros de efeitos para que o tempo e a vegetação parecessem a mesma.
– O piloto com mais títulos em Le Mans ainda vivo, Jacky Ickx, faz uma ponta como um dos espectadores da corrida na arquibancada.
– Christian Bale perdeu quase 30 quilos para fazer o personagem logo após ter engordado parea seu filme anterior “Vice”. Em entrevista recente, Bale disse que não quer mais fazer papéis com grandes mudanças físicas, pois isso causou vários problemas de saúde a ele.
– A melhor cena para ambos os protagonistas foi a da briga entre eles. Eles não paravam de rir e tiveram que repetir várias vezes.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Christian Bale
Jon Bernthal
Caitriona Balfe
Josh Lucas
Noah Jupe
Tracy Letts
Remo Girone
Ray McKinnon
JJ Feild
Jack McMullen
Corrado Invernizzi
Joe Williamson
Ian Harding
Christopher Darga

Direção:
James Mangold

Produção:
Peter Chernin
James Mangold
Jenno Topping

Fotografia:
Phedon Papamichael

Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Buck Sanders

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑