Frost / Nixon (EUA / Inglaterra / França, 2008) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Existem atuações e personificações. Frank Langella, ator de formação teatral, já com seus 69 anos e conhecido recentemente como o chefe de Clark Kent em “Superman – O Retorno“, faz o papel de sua vida como o Presidente americano Richard Nixon, o qual na década de 70, após muitos abusos no poder e sua equivocada participação na Guerra do Vietnã, culminou sua carreira com o escândalo de Watergate e sua posterior renúncia.

Mas o filme se passa depois quando o apresentador David Frost (Michael Sheen de “A Rainha“) abraça a oportunidade de entrevistá-lo, esperando apenas atrair os holofotes para si, enquanto seus pesquisadores contratados querem desmascarar Nixon de uma vez por todas para o povo americano. São todas essas nuances que fazem deste drama histórico um dos favoritos do Oscar 2009.

Primeiro temos Langella, o qual por si só, já é uma aula com PHD de interpretação. Ele consegue dar um carisma inenarrável à figura de Nixon com a dubiedade e conflitos interiores dignos de uma das personalidades mais complexas de seu tempo. Aliás, o filme foi baseada na pela de teatro homônima onde tanto Langella quanto Sheen interpretam os mesmos papéis. Quer preparação melhor que essa? E todos os duelos entre os dois personagens, com destaque para a conversa telefônica na madrugada (uma das mais importantes para o desfecho) e a entrevista final são sensacionais.

Depois vem a própria trama que mostra David Frost como sendo um fanfarrão que aos poucos vai tomando consciência da gravidade de seus atos e o quão importante para a história é a sua atitude diante das entrevistas. E todos os joguetes e artimanhas políticas, pesquisas, entrevistas com os personagens para dar um caráter documental à produção, tudo é dirigido com primor por Ron Howard (“O Código Da Vinci“). Se cinema é uma arte “Frost / Nixon” se entrega a ela de forma natural ao mesmo tempo que meticulosa. É 2009 começando com seu melhor.

[rating:5]


Ficha Técnica

Elenco:
Frank Langella
Michael Sheen
Sam Rockwell
Kevin Bacon
Matthew Macfadyen
Oliver Platt
Rebecca Hall
Toby Jones
Andy Milder
Kate Jennings Grant

Direção:
Ron Howard

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Brian Grazer
Ron Howard

Fotografia:
Salvatore Totino

Trilha Sonora:
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑