G.I. Joe 2: A Retaliação (“G.I. Joe: Retaliation”)

Genre :
Actor : , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

A segunda parte de GI Joe que começou em “A Origem do Cobra” segue mais ou menos a mesma linha com ação desenfreada, tramas paralelas sem muito nexo (até para dar conta da quantidade de personagens) e dessa vez aumenta a intensidade de não se levar a sério, o que – acredite – é uma de suas maiores qualidades.

Como metade do elenco do antecessor debandou (sem trocadilhos) e suas filmagens ocorreram quando Channing Tatum de “Para Sempre” ainda não era um estouro de bilheteria (daí decidiram equivocadamente mata-lo pelo início), chamaram o brutamontes gente fina Dwayne Johnson de “Viagem 2 – A Ilha Misteriosa” para protagonizar o longa como o conhecido Roadblock.

Na trama o vilão Zartan assume a identidade do Presidente dos EUA, aniquila quase todos os GI Joe’s e liberta o Comandante Cobra. Os remanescentes Roadblock, Lady Jaye (a “tudo de bom” Adrianne Palicki de “Amanhecer Violento”) e Flint (o fraco D.J. Cotrona de “Querido John”) buscam ajuda com o fundador dos GI Joe’s, General Colton, ninguém menos que o “Duro de Matar” Bruce Willis, e junto com Snake Eyes e Jynx, entram em combate contra as forças do mal.

Com tantos personagens, tirando o valor nostálgico de quem teve os bonecos dos na época chamados Comandos em Ação ou assistia o desenho, eles são o que menos importa. As cenas de ação com um 3D fluido e impecável e, diga-se de passagem, muito bem elaboradas e nos mais diversos cantos do mundo, essas sim são o motivo pelo qual a produção é um blockbuster e promete não afundar fácil. Do lado do elenco, todo mundo no piloto automático. Tanto é que Bruce Willis parece interpretar apenas um clone do seu eterno John McLane, enquanto os demais nem se dão muito o trabalho de interpretar.

E junto com o ritmo frenético, está aí a fórmula que alegra a platéia: acaba sendo uma grande e milionária brincadeira de faz de conta com um humor que escapa a qualquer ameaça de guerra nuclear proposta pelo roteiro. Não existe piada fora de hora já que toda hora é hora para elas. Dane-se se os personagens atravessam meio mundo em meia hora ou absurdos que quebram qualquer lei da física seja algo de mais normal lá.

Assim “GI Joe – Retaliação” completa seu ciclo de forma bastante razoável, abrindo uma óbvia janela para a seqüência e divertindo mais com conteúdo de menos. E assim caminha a humanidade.

Ficha Técnica

Elenco:
Dwayne Johnson
Jonathan Pryce
Byung-hun Lee
Elodie Yung
Ray Stevenson
D.J. Cotrona
Adrianne Palicki
Channing Tatum
Ray Park
Luke Bracey
Walton Goggins
Arnold Vosloo
Joseph Mazzello
RZA
Ravi Naidu
Matt Gerald
Joe Chrest
Bruce Willis
James Carville
Ryan Hansen
DeRay Davis

Direção:
Jon M. Chu

Produção:
Lorenzo di Bonaventura
Brian Goldner

Fotografia:
Stephen F. Windon

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑