Garota Exemplar (“Gone Girl”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

David Fincher de “Millenium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” conseguiu com seu “Garota Exemplar” uma mistura de gêneros e temas que, ao invés de diluir a narrativa, ele a complementa traçando um complexo de retrato contextual do caso.

Ben Affleck de “Aposta Máxima” é Nick, casado com Amy (Rosamund Pike de “Heróis de Ressaca”), sai para espairecer indo no bar do qual é proprietário e refletir sobre seu casamento. Quando chega em casa, sua esposa desaparece e há indício de violência no local. Com a polícia no caso, arma-se um círculo de mídia, demonizando Nick, enquanto se busca desesperadamente vestígios de Amy, viva ou morta.

Sem jamais querer estragar as reviravoltas do filme (algumas acontecem logo no fim do próprio primeiro ato), o roteiro é hábil em dividir a narrativa em dois pontos de vista: o do protagonista, que é o objetivo, o qual acompanha o os eventos pós desaparecimento da esposa; e o de Amy, que remonta os acontecimentos prévios que não desencadear no sumiço da moça. E é esse tipo de condução que permite uma série de pequenas reviravoltas que cada vez mais vão surpreendendo o espectador.

Como já citado, o filme mistura gêneros, tendo como sustentáculo o suspense. Mas também é uma severa crítica à mídia e como está influi na sociedade, como na cena em que um deslize de Nick ao sorrir numa foto num momento tão doloroso, já faz com que os jornais o taxem de dissimulado e fortifique a acusação de que ele possa estar envolvido no desaparecimento ou até morte da própria mulher (artifícios usados todos os dias nas campanhas eleitorais brasileiras). Também tem um forte elemento de comédia, travestido aqui como comédia de erros (subgênero que acompanham suspenses consagrados como “Fargo” dos irmãos Coen). Fica claro o tom humorístico dado pelos atores em determinadas cenas, como a relação ex namorado Desi (o legendary Neil Patrick Harris de “Um Milhão de Maneiras de Pegar da Pistola”) com Amy ou até mesmo uma bonita e burra personagem que aparece no segundo ato. E toda essa mistura só faz somar, chegando no ápice de que a cena inicial da produção só consegue ser desvendado após a cinema final.

“Garota Exemplar”, entretanto, tem um problema e dos graves ao se aproximar do desfecho. Este é um filme de detalhes, pois se suporta em minúcias de uma investigação e pequenas mas relevantes surpresas. Isso é construído durante toda a projeção. Só que quando chega no último ato, na hora do “vamos ver”, o roteirista simplesmente joga tudo pro alto e pula detalhes fundamentais da trama. Alguns desses detalhes inclusive são tão gritantes que são colocados pela investigadora Rhoda (Kim Dickens de “Footlose”), mas são sumariamente ignorados pelo diretor. Por exemplo, as gravações numa certa mansão de campo que foram apagadas, deixando-se apenas aquilo que é conveniente. Não é um tanto suspeito? Tampouco faz sentido argumentar que as investigações foram postas de lado pela opinião pública, pois em momento algum do filme, trabalhou-se desse jeito. Essa infeliz falha não prejudica o resultado, mas certamente conta como ponto negativo na avaliação, principalmente pra quem tomou tanto cuidado com a verossimilhança até então.

O elenco está afiadíssimo, indo do drama ao humor sem perder o contexto. Muito bem pautado pela trilha da mesma dupla de “Millenium“, fazendo um clima que incomoda o espectador (no bom sentido), “Garota Exemplar”, baseado no livro homônimo, resulta num suspense de primeira que passa muito mais mensagens que os exemplares medianos do gênero. Se não fosse a falta de polimento do roteiro no final, seria perfeito.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Affleck
Rosamund Pike
Neil Patrick Harris
Tyler Perry
Carrie Coon
Kim Dickens
Patrick Fugit
David Clennon
Lisa Banes
Missi Pyle
Emily Ratajkowski
Casey Wilson
Lola Kirke
Boyd Holbrook
Sela Ward

Direção:
David Fincher

Produção:
Ceán Chaffin
Joshua Donen
Arnon Milchan
Reese Witherspoon

Fotografia:
Jeff Cronenweth

Trilha Sonora:
Trent Reznor
Atticus Ross

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑