Grandes Esperanças (“Great Expectations”)

Baseado no clássico livro de Charles Dickens, “Grandes Esperanças” já teve uma reimaginação cinematográfica primorosa em 1998 com Ethan Hawke e Gwyneth Paltrow dirigido por Alfonso Cuarón, onde o roteiro focava principalmente a relação do casal de personagens.

Agora em 2012, fizeram uma nova empreitada com o livro, só que dessa vez o diretor Mike Newell de “O Príncipe da Pérsia” resolveu botar todas as tramas do livro no filme, onde um rapaz de origem pobre se torna rico devido a um guardião misterioso e passa sua juventude tentando conquistar de uma dama criada para jamais amar.

Começa que o casal Pip e Estella interpretados respectivamente por Jeremy Irvine (“Agora e Para Sempre”) e Holliday Grainger (“O Sedutor”) não consegue convencer o público, parecendo sempre uma versão caricata de si próprio.

E voltando à narrativa, a pretensão de contar uma vasta história em duas horas se mostrou equivocada, pois acaba numa maratona de cortes rápidos e edições desajeitadas que não possibilitam que os personagens causem empatia no espectador. Até grandes atores como Ralph Fiennes (“O Grande Hotel Budapeste”) que interpreta um prisioneiro e Helena Bonham Carter (“O Cavaleiro Solitário”), a ricaça decadente Miss Havinshan, não conseguem todo o potencial de sua atuação devido a essa correria.

Destaque para o sempre subestimado coadjuvante Jason Flemyng (“Inimigos de Sangue”) que faz o belíssimo papel do primeiro tutor de Pip.

Sem grandes destaques na fotografia ou trilha sonora ou figurino, “Grandes Esperanças” termina de forma abrupta, ainda que emblemática e, no máximo, pode ser uma maneira razoável de se conhecer uma literatura obrigatória.

Curiosidade: O Pip criança é interpretado pelo irmão menor de Jeremy Irvine (Pip versão adulta), Toby Irvine.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeremy Irvine
Holliday Grainger
Ralph Fiennes
Helena Bonham Carter
Robbie Coltrane
Jason Flemyng
Sally Hawkins
Toby Irvine
William Ellis
David Walliams
Bernice Stegers
Helena Barlow
Charlie Callaghan
Jessie Cave
Ewen Bremner

Direção:
Mike Newell

Produção:
David Faigenblum
Elizabeth Karlsen
Emanuel Michael
Stephen Woolley

Fotografia:
John Mathieson

Trilha Sonora:
Richard Hartley

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑