Gravidade (“Gravity”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Ou “Como sobreviver à Lei de Murphy no espaço”.

Numa missão no espaço, o grupo de astronautas se vê em perigo após uma “chuva” de detritos de satélite atinge seu ônibus espacial. Os dois sobreviventes, a Dra. Stone Sandra Bullock de “As Bem Armadas” e o comandante Kowalsky (George Clooney de “Tudo Pelo Poder”) precisam encontrar uma maneira de voltar pra Terra quando tudo começa a dar errado.

O diretor Alfonso Cuarón imaginou a história de “Gravidade” na época em que dirigia “Os Filhos da Esperança” em 2006. Anos depois com o sonho concretizado, o resultado se mostra muito além de um simples filme, mas uma verdadeira experiência visual e emocional. Efeitos especiais de ponta são colocados em avanço máximo para reproduzir todos os eventos espaciais com o máximo de precisão. Por exemplo, na caminhada espacial, foram filmados apenas os rostos dos artistas e tudo mais é digital.

Mais do que os efeitos, o desempenho da protagonista, Sandra Bullock, mereceria indicações a prêmios, visto que para um cinéfilo observador, é intrigante ver as longas tomadas de Cuarón onde Bullock teve que decorar uma longa série de movimentos meticulosos para exibi-los em tela com naturalidade e emoção. E é essa emoção que traduz a sensação de tensão, desespero, pânico, desesperança e clausura que a personagem consegue passar com surpreendente realismo, ao mesmo tempo em que performa uma maratona física na tentativa de sobreviver.

A combinação desses elementos é como se o espectador fosse um astronauta e estivesse observando de perto essa jornada, coisa que o 3D consegue fazer com um sensacional desempenho. “Gravidade” é portanto uma das grandes experiências cinematográficas de 2013 e deve apreciado apaixonadamente pelos fãs do cinema.

Ficha Técnica

Elenco:
Sandra Bullock
George Clooney
Ed Harris (voz)

Direção:
Alfonso Cuarón

Produção:
Alfonso Cuarón
David Heyman

Fotografia:
Emmanuel Lubezki

Trilha Sonora:
Steven Price

 

1 Comment

Leave us a comment

  • wendell Lima
    on

    “Ou como sobreviver à lei de Murphy no Espaço.” Pensei a mesma coisa. Fantástica definição.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑