Greyhound: Na Mira do Inimigo (“Greyhound”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2020

Fazer um filme de uma batalha naval entre uma frota de navios e uma de submarinos é um desafio narrativo, pois como são bólidos grandes com deslocamentos lentos, corre um risco de não passar a devida agilidade na tela, por mais real que seja a história.

A realidade é que na 2ª Guerra Mundial, os EUA transportavam através de seus cargueiros mantimentos para os aliados na Europa, mas em águas internacionais, estavam sujeitos a ataque alemão e, para minimizar as perdas, enviavam navios de guerra para escolta.

Como driblar as dificuldades de roteiro para se fazer um bom filme? Primeiro que o diretor Aaron Schneider de “Segredos de um Funeral” fez parceria com ninguém menos que Tom Hanks de “Um Lindo Dia na Vizinhança” para interpretar o capitão Krause, líder da esquadra de defesa.

Ele se encaixa bem naquele tipo de personagem cristão, caucasiano, quase um santo. Mas Hanks sempre surpreende quando, além de interpretar, também produz e escreve o roteiro e coloca essa viagem de guerra como a primeira de seu personagem, o que faz Krause bastante falho por melhor e mais experiente que fosse em águas calmas. Hanks usa isso nas várias camadas de sua atuação por mais que também não poupe seus conhecidos clichês de bom moço (a idéia de nunca conseguir iniciar uma refeição foi dele).

A segunda parte foi misturar bastante linguagem técnica de navegação com cortes rápidos e ótimos efeitos especiais para passar a percepção de que a ação não para, ainda que “na vida real” saibamos que velocidade não é o forte desse tipo de batalha.

Inserir uma pesada linguagem de navegação coloca o espectador sempre alerta, pois mesmo que desconheça algum termo, sabe que algo está sempre por vir. Ainda assim, o roteiro é didático e sempre coloca o público a par dos eventos. Além da edição ágil, outra boa sacada foi colocar a ação em episódios com cortes em fade out como se fossem passar um intervalo de TV, mas que servem para pular as possíveis calmarias. E finalmente os efeitos especiais permeiam quase toda a ação e dão um pouco mais de dinâmica às batalhas, sem insultar a mente do espectador.

Greyhound” supera obstáculos com um bom financiamento, muita criatividade, sacadas inteligentes e um Tom Hanks que sempre funciona.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hanks
Elisabeth Shue
Stephen Graham
Matt Helm
Craig Tate
Rob Morgan
Travis Quentin
Jeff Burkes
Matthew Zuk
Joseph Poliquin
Casey Bond
Josh Wiggins
Michael Benz
Grayson Russell
Ian James Corlett

Direção:
Aaron Schneider

Produção:
Gary Goetzman

Fotografia:
Shelly Johnson

Trilha Sonora:
Blake Neely

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑