Guardiões da Galáxia (“Guardians of the Galaxy”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

É o contraponto perfeito de “Os Vingadores”. Enquanto este último é um filme de ação com toques certeiros de humor, “Os Guardiões da Galáxia” é uma comédia de ação que jamais ridiculariza seu contexto narrativo.

Abduzido da Terra quando ainda criança, Peter Quill (“De Repente Pai”) cresce como um mercenário intergaláctico. Ao fazer uma transação com um misterioso artefato, o orbe, é abordado pela assassina Gamora (“Tudo por Justiça”) e perseguido pelo guaxinim falante Rocket (na voz de Bradley Cooper de “Trapaça”) e da criatura Groot (na voz de Vin Diesel de “Riddick 3”). Quando todos vão presos, eles percebem que devem ser aliados, juntando se a outro prisioneiro, Drax, o Destruidor (o lutador Dave Bautista que coincidentemente já trabalhou com Vin Diesel em “Riddick 3”) para acabar os planos maléficos do poderoso Ronan (Lee Pace de “O Hobbit”).

O diretor James Gunn (“Super”) fez a proeza de harmonizar elementos cômicos em torno de uma trama séria e promove gargalhadas com o ótimo timing cômico do elenco, o qual por sinal foi escolhido a dedo. Pratt está irrepreensível com seu Starlord irreverente, enquanto Rocket e o doce Groot personificam complexidade e carisma que falta em muitos atores de carne e osso.

O roteiro desconstrói vários clichês cômicos que os deixa ainda mais engraçados, como na cena em que eles ficam em círculo formando a sua aliança e logo Rocket faz uma piada certeira que quebra o gelo da própria cena. E nem vamos comentar dos efeitos especiais que, de tão bem feitos, chegam a ser corriqueiros, mesmo que o 3D desempenhe muito menos do seu potencial.

Destaque para a trilha de Tyler Bates de “A Hora da Escuridão”, pois reveza escolhas musicais com grandes ícones dos anos 70 e 80 (Marvin Gaye, The Jackson 5, 10cc, entre outros) com momentos orquestrados tocantes, como a grande virada de Groot no último ato.

O melhor, entretanto, é ver que o mundo da Marvel foi expandido de forma coerente com várias referência a filmes anteriores, como Thanos e o Colecionador, e personifica nesta produção um exemplar perfeito de ficção científica, muito mais que um filme de super-herói, escapando assim de um rótulo fácil, além de ser uma forma de trazer mais pra perto o mundo galáctico da Terra, o que deve ficar mais pungente na continuação de “Os Vingadores”.

Guardiões da Galáxia” é um exemplar obrigatório e divertidíssimo e que vai gerar os mais elevados níveis de satisfação à todos os públicos. Imperdível.

Curiosidade – Para os mais novos, o pato alienígena que se vê na cena depois dos créditos é desse filme de 1984:

howard

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Pratt
Zoe Saldana
Dave Bautista
Vin Diesel
Bradley Cooper
Lee Pace
Michael Rooker
Karen Gillan
Djimon Hounsou
John C. Reilly
Glenn Close
Benicio Del Toro
Laura Haddock
Sean Gunn
Peter Serafinowicz

Direção:
James Gunn

Produção:
Kevin Feige

Fotografia:
Ben Davis

Trilha Sonora:
Tyler Bates

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑