História de um Casamento (“Marriage Story”)

Ficha Técnica

Na verdade, é mais uma história de divórcio. Mas o que faz de uma produção independente sobre relacionamentos ser tão boa?

Primeiro que o diretor Noah Baumbach de “Enquanto Somos Jovens” é um especialista em dramas de famílias disfuncionais. E ele usa sua expertise para olhar o outro lado da moeda: uma família funcional numa situação disfuncional, que é o divórcio.

Nossa linda Viúva-Negra, Scarlett Johansson, é Nicole, a qual decide se separar de Charlie, nosso querido Kylo Ren, Adam Driver. E são pouco mais de duas horas contando esse processo.

Só que enquanto a maioria das produções do gênero se concentram em um ou dois aspectos de uma separação, este faz uma espécie de tratado se aprofundando em todos os seus pilares, seja técnico, psicológico ou emocional. Nada fica de fora nessa dinâmica do desquite, dando ao espectador praticamente uma visão 360° do fim desse relacionamento o que se relaciona também com o início. Como uma aparente relação tão consolidada e promissora conseguiu chegar ao fim?

O segundo ponto de destaque é a entrega da dupla de protagonistas. Scarlett Johansson e Adam Driver se despem de suas personas reais e vestem tão bem esses personagens que é como nunca tivessem feito outro papel na vida. O amor, a dor, o sentimento e ressentimento são palpáveis num ponto de carregar o público junto dessa jornada emocional e fazê-lo ter uma opinião equilibradamente dividida entre Nicole e Charlie e uma irrecuperável torcida de que eles acabem juntos em algum momento. Eles materializam o amor e o que talvez venha depois dele com uma técnica inabalável em parceria com o diretor (inclusive, ao contrário do que possa parecer, não houve espaço para improvisação: tudo está no script). Não é a toa ambos estão indicados ao Oscar de melhor atriz e ator respectivamente.

Como se não bastasse, a trilha sonora de Randy Newman, da saga “Toy Story” e um dos queridinhos da Pixar, deixa também a sua marca, com cada acorde matando (no bom sentido) o espectador aos poucos e no final ela é essencial.

História de um Casamento” é a coroação do amor que se acaba sem acabar, materializado em película. Vale sim indicações a prêmios.

Curiosidades:

– Grande parte baseado na própria experiência de divórcio do diretor Noah Baumbach com a atriz Jennifer Jason Leigh de “Bom Comportamento”. Inclusive ele disse em entrevista que a ex-esposa, leu o roteiro, viu o filme, aprovou e gostou.
– Durante as filmagens Scarlett Johansson estava passando pelo seu segundo divórcio.
– Scarlett Johansson e Laura Dern (de “Adoráveis Mulheres” e que aqui faz o papel da advogada de Nicole) tiveram a mesma advogada em seus respectivos divórcios. E Dern se baseou muito nesta sua advogada para fazer o papel.
– Adam Drive performa a música “Being Alive” da pela teatral dos anos 70 de Stephen Sondheim ao vivo e numa única tomada.
– Foi Adam Driver que escolheu que seu personagem seria um diretor de teatro e muito do roteiro foi escrito a partir daí.
– O brinquedo que Nicole brinca com o filho é da saga Star Wars, uma piada interna pelo fato de Adam driver ter vivido Kylo Ren.
– A cena da maior briga deles foi repetida 50 vezes até estar perfeita. E cena foi sem cortes, ou seja, quando erravam ou não ficava legal, começavam tudo de novo do zero, e durou dois dias até acertarem.
– A traição de Charlie foi baseada na própria traição do diretor com a que agora é a sua atual esposa Greta Gerwig que também concorre ao Oscar junto com ele pela direção de “Adoráveis Mulheres” (ambos com Laura Dern).
– A irmã do diretor ganhou o mesmo prêmio de direção teatral que Charlie ganha no filme.

Elenco:
Adam Driver
Scarlett Johansson
Laura Dern
Ray Liotta
Alan Alda
Kyle Bornheimer
Annie Hamilton
Julie Hagerty
Wallace Shawn
Matthew Maher
Eric Berryman
Mickey Sumner
David Turner
Gideon Glick
Jasmine Cephas Jones
Motell Gyn Foster
Raymond J. Lee
Mary Wiseman
Pete Simpson

Direção:
Noah Baumbach

Produção:
Noah Baumbach
David Heyman

Fotografia:
Robbie Ryan

Trilha Sonora:
Randy Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑