Histórias Cruzadas (“The Help”, EUA, 2011)

Genre : , ,

Emma Stone de “O Espetacular Homem-Aranha” é Skeeter, uma aspirante a escritora que na década de 60, em plena revolução sobre o racismo e direitos humanos, resolve escrever um livro do ponto de vista das empregadas negras das grandes famílias ricas. A jovem também fazia parte de uma dessas famílias e acaba desafiando seus pares e arregimentando as serviçais em prol da verdade impressa.

A produção consegue o feito de tratar um tema tão polêmico de forma leve, mas sem perder a relevância. Extrai uma interpretação visceral, principalmente das atrizes negras, com destaque para Viola Davis (“Tão Forte e Tão Perto”) que inclusive foi indicada ao Oscar pelo papel da serviçal Aibileen, que sofre tanta discriminação e violência, mas segue firme na parceria com Skeeter para conseguir mais testemunhas que iriam descrever o contexto da sociedade americana da época. Há ainda o alívio cômico, interpretado com garra por Bryce Dallas Howard (“50%”) como a antagonista da trama, uma jovem rica e mimada que despreza a classe negra e pobre.

O diretor conduz as mais de duas horas de filme de forma a atrair o espectador, seja pelo carisma dos personagens, pela sua narrativa central, pelas pequenas tramas paralelas (como a afirmação do feminismo da própria protagonista versus um destino já traçado pela família) e até mesmo pelos aspectos técnicos envolvidos, desde o design de produção unido com a detalhada reconstituição histórica ou até mesmo pela emocionante trilha sonora de Thomas Newman que prova que sabe o que faz como em “007 – Operação Skyfall”.

Num desfecho que consegue ser ao mesmo tempo edificante e realista, “Histórias Cruzadas”, além de uma bela experiência, é no mínimo, uma história para se refletir.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Emma Stone
Viola Davis
Bryce Dallas Howard
Octavia Spencer
Jessica Chastain
Ahna O’Reilly
Allison Janney
Anna Camp
Chris Lowell
Cicely Tyson
Mike Vogel
Sissy Spacek
Brian Kerwin
Wes Chatham
Aunjanue Ellis
Ted Welch
Shane McRae
Roslyn Ruff
Tarra Riggs
Leslie Jordan
Mary Steenburgen

Direção:
Tate Taylor

Produção:
Michael Barnathan
Chris Columbus
Brunson Green

Fotografia:
Stephen Goldblatt

Trilha Sonora:
Thomas Newman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑