Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

É quando “Malhação” encontra “Brokeback Mountain”. Ghilherme Lobo, atualmente na novela “Sete Vidas” é Leonardo, um jovem cego de nascença que convive bem com a doença e frequenta o colégio, sempre acompanhado da sua amiga Giovana (Tess Amorim). Tudo muda quando chega um novo aluno na sala, Gabriel (Fábio Audi) e Leo se descobre apaixonado por ele. Daí a história fala sobre como o protagonista lida com esse sentimento, além do atrito da relação com Giovana e a possível correspondência de Gabriel.

Baseado no curta “Eu Não Quero Voltar Sozinho” de 2010 que é basicamente a mesma história com os mesmos artistas e dirigido pelo mesmo Daniel Ribeiro, em sua estréia em longa metragens, a produção mantém o nível simplista, mas aposta na ótima condução narrativa e de câmera do diretor. Ele deixa o tom e os focos novelescos de lado e investe em planos mais abertos e algumas sacadas de câmera que fazem toda a diferença, como na cena em que conhecemos Gabriel pela primeira vez, através do som que faz ao abrir a porta da sala de aula em um close na orelha de Leo; ou quando o protagonista caminha numa festa atraído pelo som feito na piscina onde ela é mostrada se aproximando em segundo plano, entre outras.

Quanto à história é reconfortante que o tema do preconceito, algo já clichê, foi acertadamente trocado por um conflito de inadequação do próprio Leonardo e que cego, potencializa-se. Sobre a cegueira, os diálogos extraem ótimos momentos, como na cena em que sua mãe lhe diz que é perigoso um garoto cego sair de noite no escuro, quando ele responde que para ele sempre está escuro. Ou seja, as dificuldades impostas no roteiro são bem diferentes daquelas manjadas em filmes do gênero. Tanto que em momento algum se usa palavras como gay ou outras de menor calão.

Destaque para a belíssima trilha sonora cujo instrumental tem um carisma apaixonante e a seleção de músicas é impecável, indo de David Bowie, passando por Marvin Gaye, Belle & Sebastian, até a lindinha Janta de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães.

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” foge à regra dos enlatados, novelescos e mal feitos dramas nacionais, pois tráz um diretor com uma ótima visão de história e um elenco que convence. Merece ser assistido.

Curiosidade: o personagem Gabriel diz que nasceu em Itapira. Seu intérprete Fábio Audi realmente nasceu lá.

Ficha Técnica

Elenco:
Ghilherme Lobo
Fabio Audi
Tess Amorim
Lúcia Romano
Eucir de Souza
Selma Egrei
Isabela Guasco
Victor Filgueiras
Pedro Carvalho
Guga Auricchio
Bárbara Pereira
Matheus Abreu
Naruna Costa
Júlio Machado

Direção:
Daniel Ribeiro

Produção:
Daniel Ribeiro

Fotografia:
Pierre de Kerchove

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑