Horas de Desespero (“No Escape”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Pensar no ator Owen Wilson fazendo um filme que não seja de comédia pode parecer surreal. Se bem que um de seus mais recentes filmes, “Extraordinário”, é mais ou menos um drama bem humorado. Que dirá filme de ação. Lá em 2001 ele fez “Atrás da Linhas Inimigas” e só. Imaginar que um filme de ação com Wilson pode valer a pena é apostar alto de mais. Mas quem apostou, vai sair ganhando com “Horas de Desespero”.

Ele é Jack que com sua esposa Annie (Lake Bell de “Desencontro Perfeito”) e suas duas filhas para um país asiático para uma nova vida numa empresa americana que tomou conta de uma estatal de lá. Só que em 24 horas, o país sofre um golpe de estado e os rebeldes começam a invadir a cidade e matar os estrangeiros. Então Jack e sua família precisam fugir desesperadamente para Embaixada Americana e se protegerem.

John Erick Dowdle, experiente diretor de terror como “Assim na Terra Como no Inferno” contribui bastante com a violência gráfica indispensável nesse tipo de ação, além de criar ótimas soluções para efeitos especiais que mesmo discretos dão conta do recado.

O enredo encadeado por sua série de eventos consegue se manter sempre aderente à realidade contextualizada e não dá piruetas narrativas para enrolar o espectador. Até mesmo os clichês que povoam a linha da trama são colocados com equilíbrio.

O grande temor de que Wilson entre com seus trejeitos cômicos e piadinhas não se materializa e ele, junto com Lake Bell, se mostram centrados em seus papéis e engajados na trama. Um diferencial da produção são as duas filhas do casal que os acompanham em todas as cenas, o que foge do genérico “herói de ação” e torna mais difícil e mais perigoso, além de uma identificação maior com o público.

Horas de Desespero” é pura adrenalina e, melhor, ainda faz sentido, duas coisas geralmente desconexas em filmes do gênero.

Curiosidades:

– Apesar de em nenhum momento ser dito qual é o país asiático no filme (na verdade o conceito era para ser um país fictício), a lógica é ser no Camboja, pois faz fronteira com o Vietnã (é dito numa cena). Entretanto as filmagens foram feitas na Tailândia.
– Coincidentemente, um ano depois das filmagens, a Tailândia passou por um processo de golpe de estado, só que pacífico, sem revolta ou derramamento de sangue.
– O motivo do golpe de estado é explicado superficialmente, mas é algo que acontece bastante em países de terceiro mundo: países desenvolvidos como EUA ou China oferecem serviços como saneamento, asfaltamento, etc, para que o país pague em juros e, quando o país não tem o dinheiro, eles por contrato tomam alguma estatal e passam a ganhar o dinheiro do contribuinte e gerindo a empresa.
– Apesar de não deixarem claro, o personagem de Pierce Brosnan (“Refém do Jogo”) foi contratado justamente para proteger Jack e a família de qualquer problema. Por isso que ele sempre está perto deles.

Ficha Técnica

Elenco:
Owen Wilson
Lake Bell
Sterling Jerins
Claire Geare
Pierce Brosnan
Thanawut Ketsaro
Chatchawai Kamonsakpitak
Sahajak Boonthanakit

Direção:
John Erick Dowdle

Produção:
Drew Dowdle
David Lancaster
Michel Litvak

Fotografia:
Léo Hinstin

Trilha Sonora:
Marco Beltrami
Buck Sanders

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑