Horas Decisivas (“The Finest Hours”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2016

Todo filme produzido diretamente pelos estúdios Disney (e não pelos outros estúdios que também pertencem ao Grupo Disney) partem de um pressuposto de serem direcionados para um público mais jovem e, portanto, tem sérias restrições contra temas e cenas polêmicos. Por isso que ao adaptar o caso real de um salvamento de 32 pessoas em um cargueiro prestes a afundar no meio de uma tempestade usando apenas um barco de pequeno porte perde muito de seu apelo por conta da suavidade com a o próprio estúdio tratou a história.

Tentando fazer uma mistura entre “Titanic” (1997) e “Mar em Fúria” (2000), a produção nos apresenta basicamente três núcleos:

– O núcleo Titanic capitaneado por Casey Affleck (“Interestelar”) como um chefe de máquinas sempre com aquele olhar blasé que assume o comando da situação depois que o navio racha e mata metade da tripulação (isso a Disney não explora, o que é decepcionante);

– O núcleo Mar em Fúria capitaneado (dessa vez literalmente) por Chris Pine, repetindo sua parceria com a Disney depois de “Caminhos da Floresta”, como o tímido e introspectivo Bernie Webber que comanda o pequeno barco junto com seus três amigos da Guarda Costeira para o resgate. Cheio de efeitos especiais medianos (algumas vezes o barco digital parece que está num vídeo game), o destaque vai para a primeira atuação de Pine que, mesmo com seus maneirismos, sai um pouco do escopo de seus papéis anteriores, o que já é uma boa notícia.

E finalmente o núcleo da namorada de Bernie, Miriam (Holliday Grainger de “Cinderela”), onde ela esperneia para ver seu amado de volta. O mais interessante é que esse núcleo poderia ser editado sem problema algum, economizando por baixo uns vinte minutos de filme, não fosse um detalhe: Grainger exala carisma e talvez seja a personagem mais forte de toda a trama, sendo que apenas sua presença justifica esses minutos mais do que necessários.

O diretor Craig Gillespie (do remake de “A Hora do Espanto”) segue à risca a cartilha da Disney para não desapontar seus produtores e não tem o mínimo de ousadia, limitando-se aos lugares comuns pautado para trilha até que boa de Carter Burwell de “O Quinto Poder” (onde estava mais inspirado) e recém indicado ao Oscar pela trilha de “Carol”.

Horas Decisivas” poderia um daqueles filmes catástrofe onde a tensão reinaria e tiraríamos o melhor dos personagens, mas acaba senso uma boa Sessão da Tarde com todos os elementos que os marqueteiros da Disney entendem com padrão.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Pine
Casey Affleck
Ben Foster
Eric Bana
Holliday Grainger
John Ortiz
Kyle Gallner
John Magaro
Graham McTavish
Michael Raymond-James
Beau Knapp
Josh Stewart
Abraham Benrubi
Keiynan Lonsdale
Rachel Brosnahan

Direção:
Craig Gillespie

Produção:
Dorothy Aufiero
James Whitaker

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
Carter Burwell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑