Identidade Paranormal (“Shelter”, EUA / Espanha, 2011)

Genre : , ,

Apesar do título em português meio tosco, esse terror supera as expectativas principalmente por aumentar gradativamente a magnitude da tensão no espectador.

Cara (Julianne Moore de “Amor a Toda Prova”) é uma renomada psicóloga que se vê diante de um curioso caso de transtorno de personalidade. Seu paciente, interpretado por Jonathan Rhys Meyers de “Dupla Implacável”, é um homem que inicialmente se reveza entre um fervoroso paraplégico e um jovem prepotente. Ao tentar chegar ao fundo desse enigma, Cara descobre que suas personalidades foram de pessoas que já morreram. A situação foge do controle quando pessoas próximas a ela começam a morrer também e de forma misteriosa.

A dupla de protagonistas, os quais bastante gabaritados, tem seu desempenho acima da média. Entretanto o filme se destaca pela originalidade de seu roteiro. Não dá pra estragar a surpresa, mas uma vez que o público acredite no que foi posto na tela como explicação (nem todos os pontos são fáceis de engolir), o suspense passa a ficar muito mais interessante, chegando a pelo menos duas reviravoltas notáveis, sendo que a última – nos últimos momentos – foge de todos os clichês que Hollywood costuma impor às suas produções.

Talvez a única coisa que possa jogar contra é a direção prolixa da dupla Måns Mårlind e Björn Stein. Eles demoram quase duas horas dando muitas voltas na narrativa, apenas gastando tempo útil do espectador quando poderiam investir numa edição mais enxuta ou em mais ação.

Identidade Paranormal” se posiciona acima da média com ótimas atuações, design requintado e uma história que não foi copiada do que já tem por aí. Vale a locação.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Julianne Moore
Jonathan Rhys Meyers
Jeffrey DeMunn
Frances Conroy
Nathan Corddry
Brooklynn Proulx
Joyce Feurring
Steven Rishard

Direção:
Måns Mårlind
Björn Stein

Produção:
Emilio Diez Barroso
Neal Edelstein
Darlene Caamano Loquet
Mike Macari

Fotografia:
Linus Sandgren

Trilha Sonora:
John Frizzell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑