Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (“Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull”, EUA, 2008)

Genre :

Em que tempos estamos: mesmo talvez sendo a pior aventura de Indiana Jones, esta quarta e, quem sabe, derradeira seqüência do maior herói de ação do cinema ainda é infinitamente melhor que bobagens atuais como “Caçadores do Tesouro Perdido“. A reclamação de muita gente, entre crítica e público, é que a trama é fraca e absurda, que envolve até ET’s. Indy (Harrison Ford) tenta resgatar um antigo colega e se envolve com o mistério de um artefato em forma de caveira.

Quem reclama tem razão? Um pouco, mas nem tanto. Se “Os Caçadores da Arca Perdida“, primeira e mais brilhante aventura de Indiana Jones envolve até a Arca da Aliança (que aparece nesta última parte também, de relance!) com espíritos e tudo mais, qual o problema de falar de ET’s? A verdade é que o filme tem todos os elementos que só Spielberg e Lucas sabem manipular e Ford sempre está ótimo como o professor Henry Jones. E aí vem uma interessante constatação cultural: quem mudou não foi a maneira de se fazer o filme, mas sim o público que o assiste. Perdeu-se a inocência.

Os problemas? O principal deles é com o elenco de apoio: Shia LaBeouf (“Transformers“) está chato como o jovem que ajuda Indiana Jones, enquanto Cate Blanchett (“Elizabeth – A Era de Ouro“) faz o papel mais constrangedor de sua vida como a comandente russa e caricata vilã. Os demais acabam com pouca ou nenhuma projeção na tela e, mesmo a grata surpresa de ter um dos personagens de “Os Caçadores da Arca Perdida” de volta, ainda não é suficiente pra empolgar.

Contudo e com um final talvez megalomaníaco demais, a volta de Indiana Jones é sim para se festejar e para, quem sabe, fazer as novas gerações assistirem os três grandes clássicos que precederam essa aventura e quem sabe, resgatar um pouco da inocência perdida.

Nota 7


Ficha Técnica

Elenco:
Harrison Ford
Shia LaBeouf
Cate Blanchett
Karen Allen
John Hurt
Ray Winstone
Jim Broadbent

Direção:
Steven Spielberg

Produção:
Frank Marshall

Fotografia:
Janusz Kaminski

Trilha Sonora:
John Williams

Veja algumas fotos de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

 

1 Comment

Leave us a comment

  • saullo
    on

    pow, aldo, adorei sua critica, e acho q foi a unica q achei falando bem sobre o filme, geralmente os criticos metem o pau nessa continuaçao.

    ta certo que essa coisa de ET nao foi muito legal, mas esperar o q de uma produçao do Spielberg? acho que até em suas fantasias sexuais devem rolar ets.

    bom, o filme foi muito comedia, mas é o estilo de indiana. as mentiras continuam fodasticas, na verdade, achei bem mais mentiroso que todos os outros da serie, mas…estou mais velho…e nao aceito mais qualquer coisa como quando era muleki, nada q prejudique, até ficou legal esse excesso. e é nisso q concordo com vc sobre a tal “perda da inocencia”…

    num todo, filme muito divertido!!

    ps: destaque p cena da geladeira

    XD

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑