Indignação (“Indignation”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Independente se o filme é bom ou ruim, o jovem ator Logan Lerman (“Corações de Ferro”) faz o mesmo papel sempre: o de adolescente deslocado. Em “Indignação” isso se torna um grave problema.

Ele é Marcus, judeu que vai a uma renomada universidade para conquistar um futuro que seus pais super protetores nunca tiveram. Então encontra a belíssima e desequilibrada Olivia (“Mapas Para as Estrelas”) e sua vida começa a ter contratempos que só são agravados pela sua própria indignação (opa) com o status quo.

A palavra “indignação” é usada no título e na sinopse, porque ela é a causa dos conflitos que todo filme deve ter. Só que o roteiro gera um problema ao fazer o protagonista se indignar com tudo: o fato de ser judeu, com os costumes da universidade, com a preocupação dos pais, com seu relacionamento com Olívia, etc. Aliás, Marcus fica indignado com tantas coisas que é difícil o espectador entender qual o cerne de suas motivações. A própria dramaticidade da obra fica perdida em meio a tantos temas distintos.

O pior é que se tem algo que Logan Lerman não sabe fazer é ficar indignado. Sua performance apática que não cabe no personagem que veste, drena a emoção do filme e provoca reações inconcebíveis, como por exemplo, suas absurdas interações com Olivia e tantos diálogos desnecessários que parecem tentar se adequar à persona de Lerman e não o contrário.

A produção inclusive é feita de diálogos. Pouquíssimas ações fazem parte de sua dinâmica. E tem sim brilhantes diálogos. Como não amar os confrontos intelectuais entre Marcus e o reitor da Universidade? Pelo simples fato de que Lerman sabota seu personagem. Lamentável ver ele tossindo enquanto fala e ainda tem como desculpa uma crise de apêndice, como se sua atuação precisasse de uma desculpa para ser vulnerável. Mais uma vez a história se adequa a incapacidade do ator.

Indignação” teria feito toda a diferença se escalasse um ator mais aderente ao papel ou com mais talento, pois do jeito que foi feito, o potencial lirismo dramático cai numa vala comum de Sessão da Tarde.

Ficha Técnica

Elenco:
Logan Lerman
Sarah Gadon
Tracy Letts
Danny Burstein
Eli Gelb
Bryan Burton
Linda Emond
Philip Ettinger
Ben Rosenfield
Pico Alexander
Noah Robbins
Steven Kaplan
Samuel H. Levine

Direção:
James Schamus

Produção:
Anthony Bregman
James Schamus
Rodrigo Teixeira

Fotografia:
Christopher Blauvelt

Trilha Sonora:
Jay Wadley

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑