Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum (“Inside Llewyn Davis”)

Genre : ,
Actor : ,
Director : ,
Country :
Release Date : 2013

Uma das coisas mais interessantes na cinegrafia dos irmãos Coen, de “Bravura Indômita”, é a capacidade de manter um estilo em diferentes gêneros e, dentro destes, mostrar roupagens ainda mais diversificadas.

Essa característica é latente nesse drama musical (por sinal com uma interessante tradução brasileira) que conta a vida de Llewyn Davis (Oscar Isaac de “O Legado Bourne”), um músico de folk, estilo tipicamente americano com ícone como Tom Waits e Bob Dylan. Davis é daqueles caras talentosos, mas não o suficiente pra se destacar. Sem dinheiro e inconsequente, vive tocando em bares e dormindo na casa de amigos, numa vida menos glamourosa do que se poderia esperar. Tenta a sorte indo de uma cidade a outra em busca de oportunidades.

Com uma direção e edição firmes, os Coen colocam o espectador dentro da atmosfera boêmia americana do Greenwich Village no início da década de 60, onde o gênero musical estava prestes a estourar. A bela fotografia de Bruno Delbonnel, que já participou de outro musical, o belo “Across the Universe”, ajuda ainda mais na construção da aura cinematográfica, bem como o ótimo design de produção e reconstituição de época.

A narrativa é embalada por canções carismáticas compostas e cantadas pelo próprio Isaac em parceria com o mestre e produtor musical T Bone Burnett, além de músicas de Bob Dylan e outros expoentes do folk.

Apesar de várias passagens brilhantes, como o nome do gato que acompanha o protagonista descoberto no final fazendo uma analogia à própria jornada de Davis, é no último ato que os diretores e roteiristas mostram sua genialidade, fechando o arco de história que remete tanto ao princípio quanto ao fim dos dias em que a produção segue nosso anti-herói. A grande lição, ensinada com maestria é que não devemos esperar resultados diferentes se continuamos tomando as mesmas atitudes.

Curiosidade: É o primeiro filme dos irmãos Coen em que nenhum personagem morre.

Ficha Técnica

Elenco:
Oscar Isaac
Carey Mulligan
Justin Timberlake
Ethan Phillips
Robin Bartlett
Max Casella
Jerry Grayson
Jeanine Serralles
Adam Driver
Stark Sands
John Goodman
Garrett Hedlund
Alex Karpovsky
Helen Hong
Bradley Mott

Direção:
Ethan Coen
Joel Coen

Produção:
Ethan Coen
Joel Coen
Scott Rudin

Fotografia:
Bruno Delbonnel

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑