Invasão à Casa Branca (“Olympus Has Fallen”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

É possível que um filme com aquele patriotismo exacerbado americano e com a absurda premissa de que terroristas possam invadir a Casa Branca e tomar o presidente como refém seja bom? “Invasão à Casa Branca” prova que sim, mesmo depois do péssimo “Amanhecer Violento” que teve uma premissa similar.

Depois do 11/9, quando as Torres Gêmeas sucumbiram, Hollywood achou uma oportunidade para planejar as mais ousadas e improváveis investidas dos mais variados grupos terroristas existentes ou fictícios. Esgotadas as tramas com o Oriente Médio, o diretor Antoine Fuqua (“Atraídos Pelo Crime”) fez a feliz escolha de inserir coreanos como vilões, visto que sem querer estava prevendo as tensões que estão ocorrendo naquele país. Uma vez que o espectador compra essa idéia no mínimo muito dura de acreditar da tal invasão, o resto transcorre inacreditavelmente bem acima da expectativa.

Nesse filme “presidenciável” quem assume a carapuça do líder americano é Aaron Eckhart (“Diário de um Jornalista Bêbado”) e quem realmente protagoniza e é o salvador da Pátria, além de “mariner” (oficial das tropas especiais dos EUA e, para Hollywood, um super ninja) é Gerard Butler (“Coriolano”).

Ele é Mike e talvez representa o que o filme tem de melhor. Sem nada de politicamente correto, Mike não hesita em matar os inimigos da pior maneira, chegando a tortura-los com imenso prazer e sem esconder que é uma técnica já amplamente praticada por ele. E isso é justamente a grande sacada do diretor: apesar de termos um personagem enfrentando dezenas de inimigos (como nos filmes de ação dos anos 80), Funqua consegue estabelecer um raciocínio onde não desdenha da inteligência dos coreanos, ao mesmo tempo em que impõe uma dinâmica onde se torna aceitável as atitudes e o êxito do protagonista. E tudo numa ação ininterrupta quase que desde o primeiro minuto de projeção sem poupar sangue e vítimas inocentes, como era de se esperar na realidade.

Destaque para a camaleônica Melissa Leo (“Seita Mortal“) que interpreta com muita garra a frágil Secretária de Defesa americana. A cena dela sendo agredida pelos terroristas é de apertar o coração. “Invasão à Casa Branca” tem sim muitos clichês batidos há mais de 20 anos, mas que acabam sendo ofuscados por um nível de ritmo que não dá trégua. É diversão garantida.

Um aviso: se você tiver alergia ao patriotismo americano, passe longe.

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Aaron Eckhart
Finley Jacobsen
Dylan McDermott
Rick Yune
Morgan Freeman
Angela Bassett
Melissa Leo
Radha Mitchell
Cole Hauser
Phil Austin

Direção:
Antoine Fuqua

Produção:
Gerard Butler
Ed Cathell III
Mark Gill
Alan Siegel

Fotografia:
Conrad W. Hall

Trilha Sonora:
Trevor Morris

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑