Invasão Zumbi (“Busanhaeng”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

A Coréia do Sul deslumbra nesse filme de terror sem pausa para respirar onde pai e filha entram num trem para a cidade chamada Busan e no meio do caminho percebem que o país e principalmente o trem está sendo atacado por zumbis desgovernados, enquanto ambos e mais um grupo de sobreviventes tentam sobreviver à viagem à qualquer custo.

O diretor Sang-ho Yeon que até então dedicou sua carreira à animação faz seu primeiro filme com gente de carne e osso e surpreende logo no primeiro ato ao criar antes da catástrofe um vínculo emocional tão bem definido entre o pai ausente Seok Woo (Yoo Gong) e a filha carente Soo-na (a atriz mirim Soo-an Kim fenomenal) que a conexão com o público é imediata. Melhor ainda é ver essa relação se desenvolvendo ao longo da projeção, onde o egoísta protagonista se vê numa redenção emocional que atinge certeiro o coração do espectador num dos melhores momentos do último ato.

Os zumbis que claramente são uma homenagem ao clássico “A Morte do Demônio” de 1983 misturado com os rápidos doentes de “Extermínio” são uma atração à parte, visto que obedecem a uma lógica própria – por exemplo sobre como detectam os humanos e como conseguem ser resistentes a injúrias – e são implacáveis. Inclusive o diretor usa o recurso de micro-edições (corte de alguns frames) para torna-los ainda mais rápidos e ameaçadores, além de em alguns momentos imitar o excelente movimento de aglutinação de zumbis visto em “Guerra Mundial Z”. E como ele consegue desenvolver bem a maioria dos personagens do grupo de sobreviventes, cada perda adicional é sentida.

Finalmente, ele não só sabe utilizar com criatividade o dinheiro que dispôs em efeitos especiais que mesmo não sendo tão realistas e nenhum momento decepcionam, como também tem uma ótima noção de enquadramento e angulação de câmera que utiliza para dar mais impacto às cenas, como em uma das lutas no momento em que o trem passa num túnel ou até mesmo próximo ao final quando o desfecho de um personagem é visto apenas através de sua sombra.

Invasão Zumbi” mistura adrenalina pura e arte mostrando que elas não precisam ser mutuamente excludentes e podem divertir, emocionar e ainda provocar reflexão. Recomendadíssimo.

Curiosidades:
– O ator Dong-seok Ma que faz o marido da mulher grávida era o personal trainer do protagonista Yoo Gong.
– Coincidentemente Yoo Gong nasceu na cidade de Busan, destino final do trem.
– Existe uma prequel do filme em animação chamada Seoul Station pelo mesmo diretor.

Ficha Técnica

Elenco:
Yoo Gong
Soo-an Kim
Yu-mi Jung
Dong-seok Ma
Woo-sik Choi
Sohee
Eui-sung Kim

Direção:
Sang-ho Yeon

Fotografia:
Hyung-deok Lee

Trilha Sonora:
Jang Young-gyu

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑