Invocação do Mal (“The Conjuring”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

O diretor James Wan que criou fama após ter desenvolvido uma das grandes franquias de terror dos últimos tempos, “Jogos Mortais”, quase fez um filme perfeito sobre casas mal assombradas em “Sobrenatural”. O quase ficou por conta de que o roteiro se perde no último ato, tirando a consistência da narrativa.

Eis então que ele volta ao mesmo tema e, aí sim, consegue a harmonia perfeita neste “Invocação do Mal”. A produção é baseada na história real do casal Warren, investigadores de paranormalidade que, na década de 70 cuidaram de solucionar acontecimentos sobrenaturais que estavam ocorrendo com a família Perron em sua fazenda.

Patrick Wilson (já parceiro de Wan emn “Sobrenatural”) e Vera Farmiga (“Protegendo o Inimigo”) encarnam o casal Warren com uma seriedade visceral mostrando a energia e o dom para casos sobrenaturais ao mesmo tempo como uma dádiva e um fardo. Tão correto quanto eles é a atuação de Lili Taylor (“A Família Flynn”) como a matriarca dos Perron e uma das mais atormentadas pelos fenômenos.

E uma das chaves da condução da narrativa é justamente as seriedade que não permite que piadinhas idiotas dos manufaturados do gênero destoem a atmosfera de terror. Os poucos momentos de humor são totalmente orgânicos e jamais prejudicam a tensão que é formada. A maior proeza de “Invocação do Mal”, entretanto, é justamente fugir dos sustos fáceis. Reparem que o diretor provoca sustos sem fazer a manipulação barata de edição sonora e, inclusive, permitindo que os personagens estejam juntos para presenciar os eventos assustadores, ao contrário de filmes onde convenientemente colocam as personagens sozinhas para assustá-las. Melhor ainda: o timing é acurado e provoca tensão até mesmo em momentos em que nada acontece e sem parecer forçado. Por sinal a trilha do expert em terror Joseph Bishara de “Os Escolhidos” mais uma vez é eficiente e se encaixa naturalmente sem ditar o momento dos sustos.

Invocação do Mal” reúne todos os elementos que os melhores filmes te terror precisam para se amedrontar qualquer público e com o mínimo de clichês. Uma obra completa.

PS: No fim do filme, o casal Warren é chamado para investigar um outro caso, mas não dizem qual é. Este outro caso é “apenas” o da casa em Amityville.

Ficha Técnica

Elenco:
Vera Farmiga
Patrick Wilson
Lili Taylor
Ron Livingston
Shanley Caswell
Hayley McFarland
Joey King
Mackenzie Foy
Kyla Deaver
Shannon Kook
John Brotherton
Sterling Jerins
Marion Guyot

Direção:
James Wan

Produção:
Rob Cowan
Tony DeRosa-Grund
Peter Safran

Fotografia:
John R. Leonetti

Trilha Sonora:
Joseph Bishara

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑