J. Edgar (EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

O diretor do FBI J. Edgar Hoover, o qual ficou como diretor do FBI durante o mandato de oito presidentes americanos é retratado aqui por Leonardo DiCaprio (“A Origem”) em carne, osso e muito látex na maquiagem. Nas pouco mais de duas horas, o diretor Clint Eastwood (“Além da Vida”) enfoca dois aspectos principais da vida de Hoover: o primeiro no âmbito profissional como um implacável, mentiroso e egocêntrico diretor que chegava a humilhar seus funcionários e demiti-los através de seus próprios e estranhos critérios e que ficou no poder claramente por ter grampeado a vida de vários presidentes para depois fazer chantagem na hora em que eles tentavam tomar seu cargo.

O segundo e talvez mais interessante lado da história era sobre sua vida pessoal, morando só com sua mãe (Judi Dench de “Nine”) escondendo uma potencial homossexualidade que o corroia por dentro e que provavelmente se refletiu em seu comportamento no trabalho.

Se por um lado o diretor não equilibrou tão bem as duas vertentes deixando claramente seus atos ilícitos serem contados de forma mais discreta, por outro, a vida pessoal de Hoover é retratada com um grande carisma, em parte pela ótima atuação de DiCaprio e com ainda mais destaque para Armie Hammer (“A Rede Social”) como o parceiro de Hoover. A dupla aliás evoca plena atmosfera de “O Segredo de Brokeback Mountain” versão anos 30. Já o resto do elenco é formado por muitos do primeiro time de Hollywood, apesar de Naomi Watts ter sido desperdiçada novamente como em “A Casa dos Sonhos”.

Tecnicamente Eastwood exibe a competência que lhe é peculiar, mas ainda alongando um pouquinho a mais que o roteiro pediria. A trilha sonora que ele mesmo compôs continua afinadíssima e é elemento crucial nas cenas mais emotivas. A reconstituição de época é primorosa. O mesmo já não se pode dizer da maquiagem: ela funciona com perfeição com a personagem de Watts, muito bem com DiCaprio, mas falha miseravelmente com Hammer, transformando seu rosto numa massa amorfa de látex e só se salva pela sua bela interpretação com trejeitos natos de alguém muito doente na terceira idade.

J. Edgar” é um carismático drama biográfico que mesmo sofrendo alguns deslizes, não deixa de ser um interessante retrato de uma época e de um homem complexo que mudou a história da investigação nos EUA e no mundo.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Leonardo DiCaprio
Armie Hammer
Naomi Watts
Josh Lucas
Dermot Mulroney
Judi Dench
Amanda Schull
Ken Howard
Lea Thompson
Ed Westwick
Jeffrey Donovan
Stephen Root
Michael Rady
Miles Fisher
Geoff Pierson
Josh Stamberg
Tom Archdeacon
Zach Grenier
Kevin Rankin
Christopher Shyer
Gunner Wright
Damon Harriman

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Clint Eastwood
Brian Grazer
Robert Lorenz
Ron Howard

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Clint Eastwood

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Jean Carlos da Rocha
    on

    Estou ansioso para ver este filme.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑