Jack Reacher: O Último Tiro (“Jack Reacher”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :

Taí um filme que poderia ser perfeitamente a continuação de “Top Gun – Ases Indomáveis”. Primeiro porque o protagonista Jack é nada mais a continuação – ou digamos a versão envelhecida – do jovem piloto Maverick interpretado pelo mesmo Tom Cruise. Ele é um herói nato, militar, perito em suas habilidades, encrenqueiro e faz com que todas as mulheres do universo se apaixonem por ele. Segundo porque a trama tem uma aura oitentista misturando a ação atual com um policial noir.

Jack, que após ter dado baixa no serviço militar virou um andarilho, chega na cidade para investigar um assassinato em série cometido por um conhecido. Convencido de que algo não está certo, ele parte para desvendar uma conspiração junto com a advogada Helen (Rosamund Pike de “O Grande Ano”).

A produção escapou por pouco de dar errado. O próprio slogan do filme, atestando que Jack não respeita a lei, é uma grande bobagem. Ele é o mais “bom moço” do gênero. Uma pena, pois o enredo teria uma conotação muito melhor se o personagem fosse politicamente incorreto de verdade. Outra coisa típica dos anos 80 que incomoda são os famosos momentos cômicos quando a tensão da situação deveria ser extrema. Isso acaba drenando a seriedade da narrativa e chega a ter momentos quase surreais como na cena em que dois brutamontes ao tentar surrar Jack, acabam batendo em si mesmo no melhor estilo de “Os Três Patetas”, só que com apenas dois.

A trama é bem amarrada, apesar de cair em lugares comuns a todo momento. Mesmo assim deve prender a atenção do espectador. O diretor Christopher McQuarrie que já trabalhou com Cruise em “Operação Valquíria” conseguiu fazer um bom trabalho técnico, não só mantendo um ritmo narrativo digno, mesmo partindo para o viés com mais suspense e menos ação, como também com um bom trabalho de edição.

Jack Reacher” é um passatempo no mínimo razoável onde Tom Cruise ainda persegue sua persona de herói imortalizado mesmo já na casa dos seus 50 anos.

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Cruise
Rosamund Pike
Richard Jenkins
David Oyelowo
Werner Herzog
Jai Courtney
Vladimir Sizov
Joseph Sikora
Michael Raymond-James
Alexia Fast
Josh Helman
Robert Duvall
James Martin Kelly
Dylan Kussman
Denver Milord

Direção:
Christopher McQuarrie

Produção:
Tom Cruise
David Ellison
Dana Goldberg
Don Granger
Gary Levinsohn
Kevin J. Messick
Paula Wagner

Fotografia:
Caleb Deschanel

Trilha Sonora:
Joe Kraemer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑