Janis: Little Girl Blue

Genre :
Actor :
Director :
Country :
Release Date : 2015

Pra quem tá chegando no planeta Terra agora, Janis Joplin foi uma espécie de Amy Winehouse, só que com o diferencial de que ela foi a primeira mulher a quebrar as barreiras do rock se tornando um fenômeno mundial. Ambas participam do Clube dos 27, aqueles artistas que morreram precocemente aos 27 anos como Jim Morrison do The Doors, Jimmy Hendrix, Kurt Cobain do Nirvana e mais recentemente o ator Anton Yelchin (“Sala Verde”). No caso dela, de overdose de heroína.

O documentário foi feito da forma mais convencional possível: narrativa linear, entrevistas e muitas imagens de arquivo. Só que tudo numa quantidade, qualidade e cronologia que promove o desenvolvimento e evolução da protagonista de forma a fazer o espectador conhecê-la mais a fundo e em várias visões. Não só os entrevistados foram pessoas que estiveram ao seu lado de várias formas (parceiros de banda, amigos, amantes e família), como também a diretora Amy Berg mostra a leitura de cartas da própria Joplin com a sua visão dos eventos e acontecimentos de sua vida, muitas vezes confrontando as visões alheias.

A diretora também foi inteligente em sincronizar os momentos tristes e felizes com as imagens de arquivo que poderiam corresponder a essas emoções, o que não só dá dimensão à retratada como cria afinidade com o público. E independente das motivações que só a cantora poderia expressar, a narrativa cria uma história onde todas as suas atitudes se tornam coerentes e mesmo que não seja a mais pura verdade, parece ser a melhor verdade, desde o bullying na escola, seu amadurecimento, o improvável sucesso profissional, as paixões e os vícios. A droga inclusive é tratada sem rodeios até por aqueles que usaram.

A morte da cantora é tratada de forma respeitosa, como uma fatalidade (que realmente é) com o devido momento emocional, mas investindo mais no caminho que ela percorreu que em seu destino final. E a música que permeia a história acaba sendo um retrato do que foi vivido, tal qual se fez no documentário “Amy“.

Como documentário, “Janis: Little Girl Blue” faz do arroz com feijão algo tão bom que parece até gourmet. E olha que a cantora não é a minha praia.

Ficha Técnica

Elenco:
Janis Joplin
Cat Power
Karleen Bennett
Laura Joplin
Michael Joplin
J. Dave Moriaty
Jack Smith
Powell St. John
Jae Whitaker
Travis Rivers
Dave Getz
Sam Andrew
David Dalton
Bob Weir
Otis Redding

Direção:
Amy Berg

Produção:
Amy Berg
Alex Gibney
Jeff Jampol
Katherine LeBlond

Fotografia:
Francesco Carrozzini
Jenna Rosher

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑