Jason Bourne

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Depois de quase 10 anos desde “O Últimato Bourne”, Matt Damon volta a vestir a máscara do agente que deu um novo e original fôlego para o gênero de suspense de espionagem, bem como do diretor e parceiro Paul Greengrass que segurou a batuta desde a segunda parte. Pra continuar no mesmo patamar, seus realizadores decidiram repetir tudo o que deu certo na franquia. Se por um lado, funciona perfeitamente, por outro fica aquela incômoda sensação de déjà vu.

Para recomeçar após a trilogia, onde claramente o arco de história fechava, os roteiristas colocaram a personagem de Julia Stiles, Nick, única que reaparece da trilogia original, para trair a CIA e hackear todos os projetos obscuros, incluindo o Treadstone (o que originou o agente Bourne). Quando ela verifica algo importante que nem Bourne sabe, mas tem tudo a ver com seu passado, ela o acha e daí Jason volta a ativa para descobrir esse último segredo (ok, o segredo anterior era o último, mas vamos lá).

O roteiro comete alguns pequenos pecados logo no início, como Nick descobrir num átimo onde Bourne se escondia quando toda a CIA estava procurando por ele. Mas a trama que inventaram pra puxarem esse novo episódio tem um bom apelo e, de certa forma, faz sentido, é inteligente, mesmo que – outro pecado – personagens que seriam chaves e deveriam ter aparecido antes nunca deram as caras.

Inclusive a teia de mentiras que é construída ao longo da narrativa chega ser até melhor do que a de alguns dos seus antecessores. A ação misturada com o suspense é quase ininterrupta, sendo que Greengrass não se furta em filmar sequencias similares às já vistas na franquia, mas que também constroem tensão e tem um ótimo impacto visual com a câmera sempre num movimento que evoca a urgência da situação. Soma-se a isso a excelente trilha que põe a adrenalina lá em cima feita a quatro mãos por David Buckley de “Dois Caras Legais” e John Powell de “Jersey Boys: Em Busca da Música“.

Jason Bourne” cumpre seu papel de ser um caça níqueis que não deixa a peteca da franquia cair, mesmo caindo em algumas armadilhas. É exatamente o filmaço que deveria ser quando aparentemente todas as cartas aparentemente já tinham sido postas na mesa.

Curiosidades:
– Na ficha de Jason Bourne (ou David Webb, seu nome anterior) aperece que ele já tinha sido Capitão do Comando Delta. Em 1986, foi feito um filme sobre o Comando Dalta com Chuck Norris.
– Primeiro filme onde o autor da trilogia de livros original, Tony Gilroy, não tem participação alguma.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Tommy Lee Jones
Alicia Vikander
Vincent Cassel
Julia Stiles
Riz Ahmed
Ato Essandoh
Scott Shepherd
Bill Camp
Vinzenz Kiefer
Stephen Kunken

Direção:
Paul Greengrass

Produção:
Gregory Goodman
Paul Greengrass
Ben Smith
Jeffrey M. Weiner

Fotografia:
Barry Ackroyd

Trilha Sonora:
David Buckley
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑