O Império do Besteirol Contra Ataca: Reboot (“Jay and Silent Bob Reboot”)

Em 1994 o jovem e independente cineasta Kevin Smith foi alçado a fama pelo excelente filme indieO Balconista”. Nesse filme – sobre o cotidiano de uma loja de conveniência – havia dois personagens que eram delinquentes engraçadíssimos chamados Jay e Silent Bob, o ainda desconhecido Jason Mewes e o próprio Smith cuja graça era entrar mudo e sair calado.

Um ano depois ele faz os ótimos “Barrados no Shopping”, “Procura-se Amy” e “Dogma” com o mesmo grupo de atores, alguns repetindo seus papéis, mas sempre Jay e Silent Bob presentes. E assim ele criou uma espécie de multiverso que foi batizado de View Askew Multiverse (View Askew é o nome da produtora de Smith). Então ele enveredou para outros filmes diferentes, incluindo alguns bem fraquinhos como “Tiras em Apuros” e “A Transformação”, mas vira e mexe volta para o seu multiverso.

Depois de ter um infarto em 2017 que quase o levou do nosso mundo, o diretor resolveu fazer um reboot cômico de “O Império do Besteirol Contra Ataca” de 2001 e dessa vez se saiu bem melhor. Ele simplesmente consegue referenciar toda a sua cinegrafia independente de estar ou não no View Askew Multiverse.

Os descerebrados Jay e Silent Bob descobrem que foram enganados e que Hollywood vai fazer um filme sobre seus pseudônimos sem sua autorização. Então eles embarcam numa jornada até lá para impedirem a produção e criando confusão por onde passam. O público que vai gostar do filme ou já é já do multiverso de Kevin Smith (meu caso) ou é um apaixonado pela pop culture do cinema (meu caso). Mas até na crítica devemos ser justos: não há nada grandes méritos pra quem está por fora desse universo.

Smith consegue pela primeira vez reunir praticamente todo o elenco de todos os seus filmes: fez as pazes com Ben Affleck que aparece aqui tirando sarro até do seu “Batman” e junto com a própria Joey Lauren Adams de “Procura-se Amy”; e falando em Batman, Val Kilmer fazendo uma espécie de reprise; Matt Damon dando continuidade numa ótima participação – só pra aparecer – de “Dogma”; Justin Long reprisando seu papel em “Pagando Bem Que Mal Tem”; e muito mais!

Além de homenagens à DC e a Marvel como a Supergirl Melissa Benoist, o nosso Thor Chris Hemsworth e – aí sim – a última participação no cinema do grande mestre Stan Lee numa das várias cenas pós créditos. Chega ao ponto do próprio Smith – que interpreta dois papéis dessa vez – fazer graça com a própria filha, além de que os nossos heróis quebram várias vezes o quarto muro com bons resultados.

O Império do Besteirol Contra Ataca: Reboot” é um filme de nicho, besteirol no bom e no mal sentido, longe de ser unânime, mas a mais pura expressão de um cineasta do bem e descompromissado. Se for ver, assista até o último segundo.

Curiosidades:

– A menina que Ben Affleck apresenta como sua filha, na verdade é a filha de Jason Mewes.
– Affleck e Kevin Smith brigaram há muitos anos, mas depois do infarto de Smith, o próprio fez o “mea culpa” e voltou sua amizade com o ator, sendo que a primeira coisa que fez foi escalá-lo para o filme.
– A personagem de MIlenium Falcon é a filha de Kevin Smith. Inclusive o roteiro faz várias brincadeiras a esse respeito. Detalhe: o nome dela é Harley Queen (isso mesmo) Smith.

SPOILER: SÓ LEIA SE JÁ TIVER ASSSITIDO AO FILME!

– Stan Lee estava escalado para interpretar o diretor do filme no último ato. Mas devido à sua morte, Kevin Smith tomou a frente e interpretou a ele mesmo.

Ficha Técnica

Elenco:
Jason Mewes
Kevin Smith
Harley Quinn Smith
James Van Der Beek
Joey Lauren Adams
Ben Affleck
Fred Armisen
Diedrich Bader
Matt Damon
Melissa Benoist
Marc Bernardin
Jason Biggs
Stan Lee
Aparna Brielle
Tommy Chong
Keith Coogan
Rosario Dawson
Shannon Elizabeth
Dan Fogler
Kevin Foster
Chris Hemsworth
Chris Jericho
Val Kilmer
Robert Kirkman
Jason Lee
Justin Long
Joe Manganiello
Logan Mewes
Redman
Craig Robinson
Molly Shannon
Method Man
Donald Smith
Grace Smith

Direção:
Kevin Smith

Produção:
Liz Destro
Jordan Monsanto

Fotografia:
Yaron Levy

Trilha Sonora:
James L. Venable

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑