Jersey Boys: Em Busca da Música (“Jersey Boys”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Acreditem: um dos melhores filmes de Clint Eastwood (“Sniper Americano”) é um musical e pouco conhecido do grande público. Baseado em fatos reais, conta a história da banda Four Seasons, grande sucesso nas décadas de 60 e 70 com músicas como “Sherry” e “Walk Like a Man” e sobre a carreira solo de seu vocalista, o cantor Frankie Valli.

Montado praticamente todo com o elenco do musical da Broadway homônimo, Eastwood mostra como a amizade entre Frankie, Tommy, Nicki e Bob deu origem ao grupo e como a personalidade conflitiva de todos também foi responsável pela separação. Mas ao contrário da atmosfera densa de seus outros filmes, aqui o diretor escolhe passar um ótimo humor com direito ao elenco quebrar a quarta parede e passa a ser o narrador da sua própria história.

O ritmo e as músicas conseguem sobrepujar até mesmo os arcos dramáticos mais delicados, colocando o filme mais como uma homenagem do que uma biografia (até porque os próprios Frankie Valli e Bob Gaudio também foram os consultores e produtores executivos).

Com direito a músicas cantadas ao vivo pelo próprio elenco, a playlist é sensacional, indo dos primeiros e grandes sucessos da banda até aqueles já da carreira solo de Valli como “Can’t take my eyes off of you” ou da banda após sua saída como “December 1963 (Oh, What A Night)“. E mais: a produção consegue dar vida até a músicas menos conhecidas, fazendo com que narrativa e musical se unam na medida certa sem que um atrapalhe o prazer de outro.

A reconstituição de época é cuidadosa com números musicais que não são afetados ao mesmo tempo em que passam longe do lugar comum. O frescor de seu ritmo é contagioso a ponto de nem o próprio Clint Eastwood querer terminar o filme de uma vez, convidando o expectador a sentir cada vez mais as grandes músicas da banda.

“Jersey Boys” é um musical com uma história que vale a pena ver, ouvir e dançar. Pra quem gosta do gênero é obrigatório.

Curiosidades:

– Há uma cena em que aparece na TV a imagem do próprio diretor Clint Eastwood em início de carreira na série em preto e braco, Rawhide, de 1959.
– Ao contrário do que mostra o filme a música Can’t take my eyes of off you foi composta 13 anos antes.

Ficha Técnica

Elenco:
Vincent Piazza
John Lloyd Young
Erich Bergen
Michael Lomenda
Lacey Hannan
Christopher Walken
Renée Marino
James Madio
Jeremy Luke
Joseph Russo
Mike Doyle

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Clint Eastwood
Tim Headington
Graham King
Robert Lorenz

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑