João e Maria: Caçadores de Bruxas (“Hansel & Gretel: Witch Hunters”, EUA, 2013) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Seguindo a moda de reimaginar contos de fadas como foi o caso de “A Garota da Capa Vermelha” e “Branca de Neve e o Caçador”, “João e Maria – Caçadores de Monstros”, já começa com uma boa diferença: enquanto os dois primeiros parecem ser uma versão “Crepúsculo” dos tais contos, “João e Maria” seria, digamos, uma versão “Duro de Matar”.

João é Jeremy Renner de “O Legado Bourne”, enquanto Maria é Gemma Arterton de “O Desaparecimento de Alice Creed” e ambos foram abandonados pelos pais e quase morrem ainda crianças na famosa casa de doces. Após matar essa bruxa, eles viram caçadores e saem pelas cidades como mercenários, matando todas as bruxas que encontram pelo caminho. Ao chegar num vilarejo onde crianças estão sendo raptadas, eles devem desvendar uma conspiração que pode ser a maior união de bruxas já formada, ao mesmo tempo em que descobrem mais sobre seu passado.

Sem a menor pretensão de se levar a sério, a produção ganha pontos justamente por investir numa ação quase ininterrupta, violência explícita com direito a toneladas de tripas e sangue espalhado por todos os lados sem a preocupação de censura, além de bons efeitos especiais (mas não ótimos) e a boa química entre a dupla de protagonistas.

Com muitos toques cômicos e um ótimo timing do elenco, seus realizadores tiveram boa imaginação ao retratar as bruxas como seres horrendos e bastante diversificados (vide último ato), mas com uma pitada caricata que talvez faça o espectador mais achar graça do que temer. Destaque para a apaixonante atriz e modelo finlandesa Pihla Viitala que faz o interesse romântico, ou melhor, sexual de João e para o troll Edward (muita gente na platéia riu associando com o vampiro de “Crepúsculo”) que contou com uma mistura de boneco animatrônico com composição em CGI e talvez o que há de melhor em efeito especial no filme.

Se diversão é a palavra da vez ao se ir no cinema, “João e Maria – Caçadores de Bruxas” entrega o resultado de forma imaculada transformando-se no melhor passatempo descompromissado da temporada.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Jeremy Renner
Gemma Arterton
Famke Janssen
Zoe Bell
Peter Stormare
Thomas Mann
Ingrid Bolsø Berdal
Monique Ganderton
Pihla Viitala
Joanna Kulig
Stephanie Corneliussen
Christian Rubeck
Rainer Bock

Direção:
Tommy Wirkola

Produção:
Will Ferrell
Beau Flynn
Chris Henchy
Adam McKay
Kevin J. Messick

Fotografia:
Michael Bonvillain

Trilha Sonora:
Atli Örvarsson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑