Jogada de Mestre (“Kidnapping Mr. Heineken”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2015

Baseia-se no caso real do sequestro de Freddy Heineken em 1983, onde o mantiveram em cativeiro por cerca de três semanas. Apesar de já ter havido uma adaptação cinematográfica do caso há apenas 4 anos atrás, estrelada por um elenco desconhecido holandês e encabeçada pelo sumidíssimo Rutger Hauer (“Borboletas Negras”), os grandes estúdios britânicos decidiram dar mais uma chance com novo roteiro e elenco mais famoso.

Assim, temos o dono da cervejaria interpretado por Sir Anthony Hopkins de “Noé” que é sequestrado por um bando de desempregados que acham que podem se safar facilmente, liderados por Cor Van Hout (Jim Sturgess de “Mundos Opostos”) e seu cunhado Willem (Sam Worthington de “Cake – Uma Razão Para Viver”). A caracterização de Sturgees como Cor é até engraçada: uma mistura de tinta de cabelo de pagodeiro com bigodinho canalha de vilão do núcleo pobre de novela da Rede Globo.

Dirigido por Daniel Alfredson responsável pela ótima parte 2 e pela desnecessária parte 3 da série original sueca Milleniun que começou com “Os Homens que não Amavam as Mulheres”, esta sua nova obra reveza bons momentos com uma morosidade muitas vezes fora do normal.

Com o bom elenco, a história fica segura a maior parte do tempo, principalmente centrada no psicológico do bando e na dinâmica como eles se relacionam à medida em que o tempo passa e a resposta da polícia demora a acontecer. Os aspectos técnicos também fazem a sua parte como a fotografia de Fredrik Bäckar que mostra uma Amsterdã desesperançosa e que ecoa justamente na personalidade dos protagonistas.

Mas quando chegamos na direção, os problemas começam. Como o roteiro é mediano com poucas reviravoltas, seria Alfredson a conduzir a narrativa com mais dinamismo o que não acontece. Há sequencias exaustivas e os 95 minutos de filme se parecem mais com duas horas.

Jogada de Mestre” vale pelas atuações, mas peca na direção. Inclusive, a história que ocorre depois do filme, contada em legendas, parece até mais interessante que o próprio.

Curiosidade (***CONTÉM SPOILERS***):

Conforme é contado ao final Cor e Willem cumprem 11 anos de prisão. Após saírem, transformam-se no chefões da máfia holandesa (trajetória essa provavelmente mais interessante de ser contada). Também é dito que Cor é assassinado em 2003. O que não é citado é que o principal suspeito desse crime é o próprio Willem, devido a um racha na máfia. Willem aguarda julgamento preso por vários outros crimes até os dias de hoje.

Ficha Técnica

Elenco:
Jim Sturgess
Sam Worthington
Anthony Hopkins
Ryan Kwanten
Mark van Eeuwen
Thomas Cocquerel
Jemima West
David Dencik
Vera Van Dooren
Kat Lindsay
Roy McCrerey

Direção:
Daniel Alfredson

Produção:
Judy Cairo
Howard Meltzer
Michael A. Simpson

Fotografia:
Fredrik Bäckar

Trilha Sonora:
Lucas Vidal

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑