Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (“The Hunger Games: Mockingjay – Part 2”)

Ao mesmo tempo, esta última parte de Jogos Vorazes consegue ser a mais corajosa e, ao mesmo tempo, tão convencional quanto a primeira. Aqui Katniss resolve seguir em frente junto com a ofensiva dos rebeldes à Capital numa missão pessoal de matar o Presidente Snow. Daí, parando para analisar, o excelente capítulo anterior empalidece, pois, com exceção da subtrama envolvendo Peeta, pareceu desnecessário, visto que no fim das contas seria inevitável o confronto.

Mas deixando isso de lado, a ação é quase que ininterrupta e com perdas de personagens valiosos, o que torna ainda mais chocante o curso de eventos, principalmente no início do terceiro ato.

A direção de Francis Lawrence estabelece, sem sombra de dúvida, as melhores e mais bem coreografadas cenas de ação de toda a série com efeitos especiais excelentes e ritmo perfeito, como aquela do enfrentamento de criaturas deformadas no subsolo e principalmente a conturbada entrada na mansão de Snow. Também foi sábio para mostrar apenas o necessário sem partir para violência explícita ou para uma duração de filme maior do que já é (137 minutos não é pra qualquer um).

O roteiro foi feliz na decisão de como mostrar o triângulo amoroso entre Katniss, Peeta e Gale, fazendo com que o desenlace tenha completo sentido e ainda nos brinda com alguns diálogos bem humorados como quando os dois conversam sobre seu interesse romântico em comum, enquanto Katniss finge estar dormindo (não sei porque lembrei da “Saga Crepúsculo”).

Como já citado, este último “Jogos Vorazes” traz coragem, mas pouca inovação, pois seu cerne é como se as duas primeiras partes se passassem na Capital, com a diferença de agora ser uma equipe única lutando contra um inimigo em comum. Também ficou estranho o roteiro afirmar que o time de Katniss estava dias atrás da verdadeira guerra com o exército de Snow e acabar chegando no objetivo antes dos próprios rebeldes.

Mesmo com alguns deslizes narrativos, a última parte de “Jogos Vorazes” consegue um ótimo tratamento, produção irretocável e desfecho consistente. Faz jus à série.

Curiosidades:
– As duas crianças na cena final são sobrinhas de Jennifer Lawrence na vida real.
– As irmãs Leegs do time de Katniss são mesmo irmãs gêmeas na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Jennifer Lawrence
Josh Hutcherson
Liam Hemsworth
Woody Harrelson
Donald Sutherland
Philip Seymour Hoffman
Julianne Moore
Willow Shields
Sam Claflin
Elizabeth Banks
Mahershala Ali
Jena Malone
Jeffrey Wright
Paula Malcomson
Stanley Tucci
Natalie Dormer
Evan Ross
Elden Henson
Wes Chatham
Eugenie Bondurant
Sarita Choudhury
Stef Dawson
Meta Golding
Patina Miller
Omid Abtahi
Joe Chrest
Michelle Forbes
Misty Ormiston
Kim Ormiston
Gwendoline Christie

Direção:
Francis Lawrence

Produção:
Nina Jacobson
Jon Kilik

Fotografia:
Jo Willems

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑