Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (“”The Hunger Games: Mockingjay – Part 1”)

A franquia “Jogos Vorazes” conseguiu o que nenhuma outra adaptação de uma série de livros infanto-juvenil conseguiu: tornar-se adulta e extremamente relevante. Se “Em Chamas” parecia haver germinado uma verve sócio-política sem jamais descuidar da ação e demais temas mais comerciais, nessa primeira parte de “A Esperança” essa qualidade, não só é mais amplificada, como também ainda mais equilibrada.

Após ser resgatada no antecessor, Katniss (Jennifer Lawrence) se junta aos refugiados rebeldes que ficam escondidos no subterrâneo do Distrito 13. Com uma rebelião prestes a acontecer, começa uma guerra midiática entre a Capital chefiada pelo tirano Presidente Snow (Donald Sutherland) e a líder da rebelião Alma Coin (Julianne Moore de “Sem Escalas”). E nessa guerra, Katniss será o instrumento da rebelião, enquanto Peeta (Josh Hutcherson) é usado por Snow para desestruturar e desacreditar o levante.

Os artifícios e estratégia usados por ambos os lados foram escritos brilhantemente pelo roteiro a ponto de Katniss (e o espectador) se questionar o quão saudável é a liderança da rebelião e se realmente nossa heroína pode confiar em todos que estão ali. O diretor Francis Lawrence foi hábil em ilustrar do ponto de vista de Katniss um peso cada vez maior de ser quem ela é (algo semelhante acontece em Harry Potter) e o que significa ter sido arrastada para essa jornada.

Essa guerra política é muito bem mesclada com a guerra física e não deixa o ritmo cair em momento algum. Chega a ser tão equilibrado que há, por exemplo, uma bela montagem entre um resgate repleto de tensão e um diálogo que acontecem ao mesmo tempo e acabam se complementando. Da mesma forma, investe-se em tomadas mais artísticas como na sequencia em que a protagonista canta uma canção de ninar que ecoa em várias ações até parar na própria propaganda pró-rebelião.

O elenco está alinhadíssimo, desde Lawrence literalmente levando o filme nas costas, mas também todos os demais personagens com destaque para Hutcherson como o atormentado Peeta, Sutherland com uma maldade fora do comum como Snow; e a delícia Natalie Dormer de “Game of Thrones” que está camaleônica no papel de Cressilda, a chefe de produção das propagandas com Katniss.

O filme respeita sua própria realidade e não poupa o público de mortes, execuções e toda violência que uma guerra dessa envergadura pode gerar. O novo exemplar de “Jogos Vorazes” se firma como a série mais bem feita tanto nos aspectos técnicos, quanto nos dramáticos, fazendo tudo, desde o design de produção, efeitos especiais, até a cadência narrativa com perfeição.

Ficha Técnica

Elenco:
Jennifer Lawrence
Josh Hutcherson
Liam Hemsworth
Woody Harrelson
Donald Sutherland
Philip Seymour Hoffman
Julianne Moore
Willow Shields
Sam Claflin
Elizabeth Banks
Mahershala Ali
Jena Malone
Jeffrey Wright
Paula Malcomson
Stanley Tucci
Natalie Dormer
Evan Ross
Elden Henson
Wes Chatham
Sarita Choudhury
Stef Dawson
Patina Miller
Robert Knepper

Direção:
Francis Lawrence

Produção:
Nina Jacobson
Jon Kilik

Fotografia:
Jo Willems

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑