Jogos Vorazes: Em Chamas (“The Hunger Games: Catching Fire”)

Genre : , ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

O grande problema do primeiro “Jogos Vorazes” foi que abordaram um tema sério num contexto semelhante ao que se fez na “Saga Crepúsculo”, afinal de contas, em tese, é o mesmo público alvo, inclusive dos livros.

Então fizeram a primeira adaptação numa linguagem mais teen, o que obscureceu o melhor: o fato dessa sociedade do futuro alternativo ser formada por uma casta dominante que submete os distritos mais pobres ao medo através de execuções, trabalho escravo e aos tais Jogos Vorazes; as cenas de ação e morte que foram infantilizadas a ponto de não se perceber a gravidade e a agressividade do jogo que dá nome ao filme; o próprio conflito de emoções da protagonista Katniss (a delícia e talentosa Jennifer Lawrence que também brilhou em “O Lado Bom da Vida”) que para sobreviver finge um relacionamento com Peeta (Josh Hutcherson de “Amanhecer Violento”) durante os jogos deixando seu namorado Gale (Liam Hemsworth de “Os Mercenários 2”) sofrendo calado.

E o que uma troca de diretores não faz: sai Gary Ross e entra Francis Lawrence (“Água Para Elefantes”). Este finalmente o tom que deve ser dado à narrativa.

Um ano após o original, Katniss e Peeta vivem um romance de mentira para agradar os donos da Capital (cidade da casta dominante), enquanto ela se esgueira numa relação furtiva com Gale, mesmo percebendo que Peeta nutre sentimentos por ela. Só que a vitória dos dois deu uma esperança de rebelião dos distritos frente à Capital. Para tentar neutralizá-la e eliminar Katniss, o presidente Snow (o pai do Jack Bauer, Donald Sutherland de “A Legião Perdida”) convoca novos Jogos Vorazes onde nossa dupla de heróis deve enfrentar os campeões das edições anteriores.

Além de uma produção infinitamente mais épica que a anterior e com efeitos especiais bem mais elaborados e com mais significado, o diretor deu uma carga dramática que expôs a complexidade de cada personagem e faz o espectador finalmente se conectar e criar afinidade a eles. E dessa vez não dilui os eventos trágicos com artimanhas narrativas desleais, mas no máximo os suaviza com saídas clássicas que não fazem perder o peso.

Até as cenas de ação – que são menos do que se pressupõe – são mais robustas e bem coreografadas, além de fazer valer as mortes sem precisar explicitá-las.

Lógico que há alguns furos no roteiro, principalmente sobre a própria dominância de uma sociedade em relação a outra (qual o real perigo de uma revolução com uma força policial aparentemente tão robusta?) e alguns figurinos ainda exagerados, mas que fazem parte do tal mundo do livro. Entretanto, nada que possa ofuscar seus méritos.

Jogos Vorazes: Em Chamas” ainda traz reviravoltas dignas de um ótimo roteiro que só faz o público ficar mais sedento para o desfecho na derradeira terceira parte. Uma das melhores surpresas pra quem veio de um antecessor apenas bom.

Ficha Técnica

Elenco:
Jennifer Lawrence
Josh Hutcherson
Liam Hemsworth
Jack Quaid
Taylor St. Clair
Sandra Ellis Lafferty
Woody Harrelson
Paula Malcomson
Willow Shields
Donald Sutherland
Elizabeth Banks
Bruce Bundy
Nelson Ascencio
Lenny Kravitz
Stanley Tucci
Deena Beasley
Philip Seymour Hoffman
Wilbur Fitzgerald
Patrick St. Esprit
James Sutton
Alan Ritchson
Stephanie Leigh Schlund
Meta Golding
Jeffrey Wright
Amanda Plummer
Megan Hayes
Sam Claflin
Stef Dawson
Lynn Cohen
Toby Jones
Jena Malone
James Logan
E. Roger Mitchell
Bruno Gunn
Maria Howell
Judd Lormand
Elena Sanchez

Direção:
Francis Lawrence

Produção:
Nina Jacobson
Jon Kilik

Fotografia:
Jo Willems

Trilha Sonora:
James Newton Howard

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑