Jovens Adultos (“Young Adult”, 2011, EUA)

Genre : ,

O que acontece quando Hollywood reúne os realizadores do sensacional “Juno” para uma nova empreitada independente? Menos do que se espera.

A sempre linda Charlize Theron de “Prometheus” é Mavis, uma escritora que conseguiu sair de sua cidadezinha natal para fazer um relativo sucesso nos EUA. Quando a série a qual escrevia entra em declínio, ela se sente perdida e volta para sua comunidade achando que o segredo para sua felicidade está em retomar seu antigo amor Buddy (Patrick Wilson que também esteve em “Prometheus”), o qual já está casado.

Ao contrário do que foi feito em “Juno”, onde mesmo com a ótima atuação de Ellen Page, o roteiro distribuía muito bem seu tempo com interessantes coadjuvantes, além de pontuar várias referências pop que atraíam o público, em “Jovens Adultos”, o diretor Jason Reitman deposita todas as suas armas na protagonista. E ela até faz valer essa confiança, entregando um bom resultado e compondo uma complexa personagem. Charlize Theron mostra Mavis como uma mulher egoísta, superficial e totalmente fora da realidade. Só que nessa maldade, ela desempenha suas atitudes com uma ingenuidade que beira o infantil. Ainda usa a própria beleza como uma ferramenta que contrasta ainda mais com a sua autoestima e com a realidade que ela não entende.

É uma pena, entretanto, que tantos outros aspectos narrativos que poderiam ser aproveitados, são desprezados em prol de um maior tempo em tela da personagem principal. Com referências que não devem interessar ao público brasileiro (apesar da sacada dos créditos iniciais na fita cassete ter sido muito criativa) e um trabalho de direção quase no piloto automático, talvez o outro destaque vá para o ator Patton Oswalt (“Um Natal Muito Louco”) como o improvável ombro amigo de Mavis.

O desfecho é dúbio: se por um lado é realista por mostrar o quanto uma personalidade é difícil de mudar, elevando ainda mais a atuação de Theron; por outro, pode decepcionar por não ter a solução edificante a que se propunha. “Jovens Adultos” funciona como uma produção irregular com qualidades polarizadas que, quando postas na balança, acaba tornando o resultado razoável, mas esquecível.
[rating:3]

Ficha Técnica

Elenco:
Charlize Theron
Patton Oswalt
Patrick Wilson
Elizabeth Reaser
Collette Wolfe
Jill Eikenberry
Richard Bekins

Direção:
Jason Reitman

Produção:
Diablo Cody
Lianne Halfon
Mason Novick
Jason Reitman
Russell Smith
Charlize Theron

Fotografia:
Eric Steelberg

Trilha Sonora:
Rolfe Kent

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑