Judas e o Messias Negro (“Judas and the Black Messiah”)

Há duas produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme esse ano que se passam no mesmo universo: em “Os 7 de Chicago”, um dos julgados é Bobby Seal co-fundador do partido dos Panteras Negras. Nesse filme ele recebe constantes visitas no tribunal de Fred Hampton o jovem Presidente da regional dos Panteras negras de Illinois, o qual, apesar de aparecer pouco, vira mártir ao morrer baleado pela polícia.

Judas e o Messias Negro” é justamente a história de Fred Hampton, aqui interpretado por Daniel Kaluuya de “As Viúvas”. Um orador cada vez mais poderoso que vai juntando facções antes inimigas para combater o autoritarismo racial nos EUA. É quando o FBI contrata o malandro Bill (LaKeith Stanfield de “Jóias Brutas”) para se infiltrar nos Panteras Negras e passar informações privilegiadas. O que ele não sabia que sua relevância começaria a aumentar e cada vez mais sacrifícios teria que fazer denegrindo seu caráter até que eventos impensáveis tomem a vez.

É só o segundo longa metragem do diretor Shaka King e parece que ele já nasceu pronto. Sua abordagem é crua sem ser amadora, rivalizando com grandes quadros e sequencias de qualquer condução de primeira linha.

A reconstituição de época é impecável, com cenografia, figurino e design de produção de ponta, além de uma trilha sonora provocante que potencializa a narrativa, de Mark Isham (“Legado Explosivo”).

A atuação da dupla de protagonistas é um dos pontos fortes. Ambos exalam uma força tremenda de seus papéis com Kaluuya como líder nato e Stanfield como um eterno atormentado.

Finalmente o roteiro é talvez um dos melhores do ano, com um história forte que é contada sem burocracia, mas ao mesmo tempo polida como um diamante bruto e acerta em cheio no padrão que sugere a indicação de prêmios.

Judas e o Messias Negro” vai no coração das questões raciais, políticas e sociais, mostrando os dois lados da mesma moeda e o quanto a cultura racista de ontem ainda encontra reflexos hoje e como seus mártires vem lutando para mudá-la.

Curiosidades:

– Bill serve de motorista para Fred em algumas cenas. Na história real ele já foi contratado pelos Panteras Negras como supervisor de segurança.
– LaKeith Stanfield disse em entrevista que vez meses de terapia depois de interpretar o atormentado Bill.
– A cena clímax foi filmada no dia em que se completou os 50º aniversário da morte de Fred Hampton. Todo o elenco e equipe sentiram um peso e emoção muito grande em filmar naquele dia.

Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Kaluuya
LaKeith Stanfield
Jesse Plemons
Dominique Fishback
Martin Sheen
Ashton Sanders
Algee Smith
Darrell Britt-Gibson
Lil Rel Howery
Dominique Thorne
Amari Cheatom
Khris Davis
Ian Duff
Caleb Eberhardt
Robert Longstreet

Direção:
Shaka King

Produção:
Ryan Coogler
Charles D. King
Shaka King

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Craig Harris
Mark Isham

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram