Julieta

Genre :
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2016

Apesar de estilos e estéticas diferentes, em relação à relevância e temática, o cineasta Pedro Almodóvar (“A Pele que Habito”) é uma espécie de Woody Allen da Espanha e quase tão prolífico quanto. Independente do gênero ambos falam de pessoas interagindo com pessoas em situações de causa e consequência que geram os mais diversos sentimentos.

É exatamente nesse campo que se passa Julieta, interpretada por Adriana Ugarte na juventude e Emma Suárez na meia idade. Julieta tinha uma vida feliz até se deparar com amiga da filha há muito desaparecida. Então ela foge de tudo e se dedica a escrever suas memórias caso um dia sua filha possa ler, sobre sua história e os caminhos que as levaram à separação.

Almodóvar faz um belo novelão com temáticas dignas do formato e prova que é possível sim emocionar sem reinventar a roda. A seu favor principalmente um roteiro bem escrito que deixa que as informações apareçam nos momentos certos, segurando o suspense sem apelar e apontando pequeninas reviravoltas – quase ordinárias – mas que dentro do contexto dos personagens tem o poder de mudar o curso de uma vida.

A sacada da troca das artistas – de Ugarte para Suárez – é genial, pois consegue dividir a trama perfeitamente em dois segmentos de drama distinto, estabelecendo em definitivo a profundidade da personagem, a qual se equilibra entre a fortaleza e a fragilidade. É então que entra como destaque a dupla de protagonistas já citadas que tem aparências diferentes, mas estão tão imersas na mesma pessoa que o câmbio entre elas exala sutileza e naturalidade, além do carisma de ambas e do comprometimento com o papel entregando-se totalmente.

Finalmente, seu costumeiro parceiro de trilha sonora Alberto Iglesias (que trabalhou com o diretor em “Os Amantes Passageiros”, entre outros) faz um interessante arranjo que põe fortes toques de suspense num enrede essencialmente dramático, o que passa a impressão da iminência constante de algo ruim à frente.

Julieta” é um drama completo que fala de pessoas, amor e maternidade, é muito bem conduzido e finaliza deixando o espectador flertando com a própria imaginação. Recomendado!

Curiosidades:
– O roteiro original era em inglês e iria ser filmado no Canadá com Maryl Streep como protagonista. Mas Almodóvar teve receio de fazer algo num lugar desconhecido e numa língua que não dominava e voltou a filmar na Espanha com um elenco nativo.
– O diretor e seu irmão produtor, Pedro e Agustin cancelaram as entrevistas de divulgação do filme depois que foram citados no escândalo das contas offshore no Panamá.
– Em 99% do filme aparece a cor vermelha em algum ponto da tela.
– Todas as esculturas de Ava foram feitas pelo artista plástico espanhol Miquel Navarro.
– O filme iria se chamar Silêncio, mas depois que soube que Martin Scorsese estava finalizando um filme com o mesmo nome, mudou de título para Julieta.

Ficha Técnica

Elenco:
Emma Suárez
Adriana Ugarte
Daniel Grao
Inma Cuesta
Darío Grandinetti
Michelle Jenner
Pilar Castro
Nathalie Poza
Susi Sánchez
Joaquín Notario
Priscilla Delgado
Blanca Parés
Ariadna Martín
Rossy de Palma
Sara Jiménez

Direção:
Pedro Almodóvar

Produção:
Agustín Almodóvar
Esther García

Fotografia:
Jean-Claude Larrieu

Trilha Sonora:
Alberto Iglesias

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑