Karatê Kid (EUA, 2010)

Genre : , ,

A galera oitentista deve ter ficado em povorosa com a refilmagem do clássico de 1984 “Karate Kid”. Até aí tudo bem. Só que infantilizaram a trama, já que seu protagonista tem por volta de 13 anos. Até aí nem tão bem. Só que o filme nada mais é que um veículo para exposição de Jaden Smith, filho dos poderosos Will Smith e Jada Pinkett Smith, os produtores com quem já trabalhou em “À Procura da Felicidade”. Até aí nada bem.

O ator mirim é Dre que, junto com sua mãe Taraji P. Henson (“Fale Comigo”), viaja pra morar na China por causa da transferência dela. Na nova escola, Dre conhece uma garota (aparentemente mais velha que ele) e, por conta disso, passa a sofrer bullying de outros garotos valentões, os quais mais parecem ninjas por conta de suas habilidades. Até que conhece o Sr. Han (Jackie Chan de “Missão Quase Impossível”, um porteiro que revela ter habilidades que só Jackie Chan teria, e inscreve o moleque num torneio de karatê.

Ao infantilizar o personagem, perde muito da energia e da profundidade que a pós adolescência mostrava em Daniel San de 1984. O roteiro é esquemático e não consegue respostas práticas para qualquer questionamento. Quando perguntado porque o ninja mirim do mal atormenta Dre, apenas recebemos como resposta – pelo seu interesse amoroso – um raso “Acho que ele pensa que é meu dono”, sendo que nem namorado é. E é justamente essa despreocupação com o mínimo de referência e consistência que denigre a obra. Outro exemplo é a muito superficial drama de Han envolvendo um carro e que, em menos de cinco minutos já é colocado de lado em prol da enésima seqüência de treinamento, como se o trágico evento nem tivesse acontecido.

Com todo dinheiro investido na produção, ela não deixa de ser bastante requintada, com aspectos técnicos cuidados com bastante esmero. Podemos ver o potencial coreográfico de Chan na sua luta contra os meninos e que acertadamente, destaca que usou os golpes dos inimigos neles mesmos. Entretanto, essa parece ser a [ultima inspiração em lutas, visto que seu terceiro ato com o torneio, o qual deveria servir como a grande atração do filme, acaba sendo, no mínimo risível.

Destaque para a trilha sonora que, neste ponto, com sua conteporização, rivaliza com a dos anos 80. Sempre tendo um ponto fraco, infelizmente fecha com o péssimo Justin Bieber.

Mesmo assim “Karate Kid”, não passa de uma tentativa comercial de se criar um novo Will Smith através de seu filho e, pelo visto, discípulo. Tem suas qualidades. Poucas.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Jaden Smith
Jackie Chan
Taraji P. Henson
Wenwen Han
Rongguang Yu

Direção:
Harald Zwart

Produção:
James Lassiter
Jada Pinkett Smith
Will Smith
Ken Stovitz
Jerry Weintraub

Fotografia:
Roger Pratt

Música:
James Horner
Pilar McCurr

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑