Kingsman: Serviço Secreto (“Kingsman: The Secret Service”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

O diretor Matthew Vaughn subverteu os filmes de super-herói no excelente “Kick-Ass: Quebrando Tudo” e agora ele faz a proeza de subverter mais uma vez outro gênero, os filmes de espionagem. E não coincidentemente ambos os filmes são baseados nas HQ’s de Mark Millar e Dave Gibbons.

Colin Firth de “Sem Evidências” é o agente Harry que faz parte de uma organização super secreta chamada Kingsman. Com a perda de um dos agentes, ele precisa de um candidato e acaba recrutando Eggsy (o iniciante Taron Egerton), um jovem problemático filho de um antigo amigo pelo qual tem uma dívida. Enquanto Eggsy e outros candidatos passam pelo programa de seleção e treinamento, a agência enfrentar um megalomaníaco e bilionário Valentine (Samuel L. Jackson, o Nick Fury de “Capitão América 2”), que quer dominar o mundo através de uma peculiar “seleção natural”.

A obra como um todo é uma homenagem a todos os filmes de espionagem com várias referências geniais, como por exemplo, no momento em que se descobre que as iniciais J.B. podem equivaler não só ao espião James Bond como também a Jason Bourne e Jack Bauer, ou nos brilhantes diálogos entre Harry e Valentine em que comentam sobre seus próprios papéis em outros filmes. A cena em que o herói Harry confessa que um filme de espião só é tão bom quanto o personagem que faz o vilão é impagável. E Jackson não decepciona com um vilão que contrasta suas vulnerabilidades (o ótimo trejeito da língua presa e o horror a ver sangue) com uma mente diabólica capaz das mais diversas atrocidades.

Incrível também são as semelhanças com “Kick-Ass”: as cenas de ação com toda a violência que o cinema e as HQ’s podem proporcionar sem se tornar ofensivo estão lá; a sequência de Harry na igreja é praticamente uma reprodução da cena de luta no armazém do personagem Big Daddy (Nicolas Cage). Aliás, tanto Harry como Big Daddy praticamente desempenham a mesma função operacional e emocional em seus respectivos filmes, tal qual Eggsy que parece uma junção com as personas de Kick-Ass e Hit Girl.

Além de tecnicamente a produção ser impecável, os realizadores pegaram a ótima idéia de “Guardiões da Galáxia” (inclusive com uma cena inicial que lembra muito este filme) e rechearam a narrativa com sucessos dos anos 70 e 80, indo de Dire Straits, passando por David Bowie até Bryan Ferry.

Kingsman: Serviço Secreto” é talvez o máximo ponto onde os filmes de ação conseguem chegar com uma história inteligente, referências afiadas, trilha empolgante, com violência e humor na medida exata.

Ficha Técnica

Elenco:
Colin Firth
Samuel L. Jackson
Michael Caine
Taron Egerton
Mark Strong
Jack Davenport
Mark Hamill
Sofia Boutella
Geoff Bell
Theo Barklem-Biggs
Tobi Bakare
Morgan Watkins
Paul Kennington
Ralph Ineson
Edward Holcroft
Sophie Cookson
Nicholas Banks

Direção:
Matthew Vaughn

Produção:
Adam Bohling
David Reid
Matthew Vaughn

Fotografia:
George Richmond

Trilha Sonora:
Henry Jackman
Matthew Margeson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑