Kong: A Ilha da Caveira (“Kong: Skull Island”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Depois das diversas reencarnações de King Kong, desde a década de 30 até o último exemplar dirigido por Peter Jackson em 2005, é a primeira vez em que se faz uma reimaginação completa da história numa jogada muito inteligente dos estúdios. E esse novo Kong é exatamente tudo o que a gente amava nas aventuras dos exagerados anos 80, sem os excessos e com efeitos especiais de cair o queixo.

Passado na década de 70, o filme mostra o pesquisador Bill Randa (John Goodman de “Rua Cloverfield, 10”) conseguindo um orçamento e escolta militar para mapear uma misteriosa ilha onde ele acredita viver seres inimagináveis. Junto com a escolta está o mercenário James (Tom Hiddleston de “High Rise”), a fotógrafa Mason (Brie Larson de “O Quarto de Jack”), todos comandados pelo raivoso Coronel Packard (Samuel L. Jackson de “O Lar das Crianças Peculiares”). E eles terão uma calorosa recepção das criaturas da ilha incluindo o macacão Kong, que vai se revelar ser a menor de suas preocupações.

Dirigido pelo desconhecido Jordan Vogt-Roberts que tornou cult seu indieOs Reis do Verão” de 2013, ele dá pura pipoca de ação para o espectador. O diretor faz uma deliciosa mistura, homenageando o clássico de guerra “Apocalipse Now”, com o enredo e ferocidade análogos a outro sucesso, “Parque dos Dinossauros” e uma dose de humor forte que surpreendentemente não compromete a tensão e a ação, mas parece agregar um elemento de leveza sem deixar de lado a preocupação com a vida dos personagens.

A ação é coreografada tão bem que o público jamais perde a noção espacial das lutas que são bastante realistas com efeitos de ponta e explicitamente violentas desde o início. E talvez é essa violência que contrabalance a comédia inserida, pois as mortes são gráficas ao ponto de termos sangue e partes de corpos decepadas a luz do dia (não é padrão, mas é uma grata surpresa).

Aquela ótima mistura de filmes que citei no início da crítica, também se deve ao diretor de fotografia Larry Fong de “Batman Vs. Superman” que faz de cada enquadramento uma homenagem àqueles e também aos clássicos filmes de King Kong.

E se há algo melhor que o desfecho, é a cena depois dos créditos que finalmente dá a dimensão e a ambição que o filme / franquia tem, e o que mais impressiona: convence direitinho. “Kong” é aventura da melhor qualidade que não insulta a inteligência do espectador, trazendo o melhor da nostalgia e o melhor da tecnologia.

Curiosidades:
– Esse é o segundo maior King Kong dos filmes (quase 32 metros), enquanto o mais alto foi no filme de 1962 “King Kong Vs. Godzilla”.
– Filmado nas mesmas locações de “Parque dos Dinossauros”. Não é a toa a homenagem.
– O próprio pôster é uma homenagem a “Apocalipse Now”, como podem ver abaixo:

Ficha Técnica

Elenco:
Tom Hiddleston
Samuel L. Jackson
Brie Larson
John C. Reilly
John Goodman
Corey Hawkins
John Ortiz
Tian Jing
Toby Kebbell
Jason Mitchell
Shea Whigham
Thomas Mann
Eugene Cordero
Marc Evan Jackson
Will Brittain

Direção:
Jordan Vogt-Roberts

Produção:
Alex Garcia
Jon Jashni
Mary Parent
Thomas Tull

Fotografia:
Larry Fong

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑