Kubo e as Cordas Mágicas (“Kubo and the Two Strings”)

Genre : , ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Feito pela produtora Laika, a mesma do ótimo “Coraline e o Mundo Secreto”, a sua nova animação conta uma história que, apesar de fantasiosa, mexe profundamente com o conceito de família. Sem muitas delongas encontramos o ainda bebê Kubo e sua mãe gravemente ferida na cabeça naufragados numa praia. Anos depois, Kubo já garoto e sua mãe com um distúrbio mental que a deixa em transe por horas moram numa gruta, mas quando um lampejo de consciência aparece em sua mente, ela sempre avisa o filho para não ficar na cidade até de noite, pois seu avô, o Rei da Lua e suas duas irmãs malvadas iriam procura-lo para fazer mal, já que elas foram responsáveis pela morte do pai de Kubo. Apesar de obedecê-la, ele sempre duvidou da história, até que um dia ele passa de sua hora e é atacado, deixando sua mãe a beira da morte para procurar artefatos que garantiriam sua sobrevivência frente aos vilões. Acompanhado de uma macaca mágica e de um homem em forma de besouro, Kubo faz sua jornada.

É interessante que o filme pouco explica a origem de toda essa mágica, atirando o espectador já na história e atestando como verdadeira toda essa mágica sem perder tempo explicando suas origens, o que pode dividir opiniões. Fato é que uma história com elementos tão surreais consegue ter uma complexa profundidade nas relações familiares. Afinal, o que faz um avô arrancar o olho de uma criança? Existe perdão para ações tão hediondas como matar seu próprio sangue? Qual a forma de arrependimento que torna esse perdão possível? São perguntas difíceis de responder e talvez mais difíceis do que explicar a origem dos poderes do rei da lua ou em que mundo essa família diabolicamente mágica vive.

A técnica de animação em stop motion está cada vez mais aprimorada e é um espetáculo para os olhos com elementos em CGI (computação gráfica) que se misturam harmonicamente e criam desde as milhares de expressões faciais dos personagens até cenários belíssimos e diversos.

Apesar do desfecho sempre edificante que as animações merecem ter, este está longe de lugares comuns e tem até um certo peso para os mais sensíveis. “Kubo e as Cordas Mágicas” aborda o tema familiar de forma original e emocionante, além de ter uma plasticidade visual irretocável.

Curiosidades:
– A tradução do título original literal seria Kubo e as Duas Cordas. No último ato entendemos o que são as duas cordas.
– O esqueleto demoníaco foi o maior boneco em stop motion construído de todos os tempos.
– Só de Kubo, foram criados mais de 23 mil bonecos, possibilitando um total de 48 milhões de expressões faciais possíveis.

Ficha Técnica

Elenco (Vozes):
Charlize Theron
Art Parkinson
Rooney Mara
Matthew McConaughey
Ralph Fiennes
George Takei
Cary-Hiroyuki Tagawa
Brenda Vaccaro
Meyrick Murphy
Minae Noji
Alpha Takahashi
Laura Miro
Ken Takemoto

Direção:
Travis Knight

Produção:
Travis Knight
Arianne Sutner

Fotografia:
Frank Passingham

Trilha Sonora:
Dario Marianelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑