Lapso do Tempo (“Time Lapse”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Simplesinho, mas bonitinho. Quando se mexe com o tempo, um bom roteiro faz até uma produção modesta chamar atenção. O diretor estreante Bradley King tirou do próprio bolso para trazer a história de três jovens que descobre que o vizinho da frente que desapareceu sem deixar vestígios, possuía uma câmera apontada para a janela deles e toda noite tirava uma foto do que se passava lá. Só que a foto era sempre da noite seguinte! Então eles começam a se aproveitar da situação principalmente em jogos de azar, mas não vão ter essa vida boa pra sempre.

O filme implicitamente discute algo fascinante sobre o tempo nesse contexto: se temos uma visão nossa no futuro, começamos a fazer as coisas para que essa visão aconteça ou temos liberdade para mudar e provar que a máquina pode errar.

O interessante é que o tema vai além do destino versus livre arbítrio, mas indaga se podemos justamente usar o libre arbítrio para satisfazer o destino ou se nosso livre arbítrio é preso ao destino, isto é, se livre arbítrio e destino são uma coisa só.

Pena que a produção se detém mais em explorar a relação entre os três amigos, o casal Finn e Callie (Matt O’Leary de “Dominados Pelo Ódio” e Danielle Panabaker de “Piranha 2”) e seu melhor amigo Jasper (George Finn). O que não deixa de ser válido, pois a dinâmica de um possível triângulo amoroso, bem como os problemas que eles enfrentam por causa de sua descoberta são parte intrínseca desse dilema como revela a reviravolta no ato final.

Não dá pra deixar de sinalizar que as limitações financeiras deixam o resultado meio introspectivo, mesmo com a criatividade de uma trama que requer poucos efeitos especiais.

Lapso do Tempo” é inteligente e discute o sempre interessante tema de viagem no tempo sem precisar ficar dando respostas prontas. Vale a olhada!

Curiosidades:

– A premissa do filme é muito parecido com um episódio de Além da Imaginação da década de 60 e que também foi usado no filme indiano chamado Aa Dekhen Zara de 2009 (sem tradução para o português).
– O cientista desaparecido foi inspirado num cientista de verdade que era amigo do diretor em sua infância.

Ficha Técnica

Elenco:
Danielle Panabaker
Matt O’Leary
George Finn
John Rhys-Davies
Amin Joseph
Jason Spisak
Sharon Maughan
David Figlioli
Judith Drake

Direção:
Bradley King

Produção:
Bp Cooper
Rick Montgomery

Fotografia:
Jonathan Wenstrup

Trilha Sonora:
Andrew Kaiser

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑