LEGO Batman: O Filme (“The LEGO Batman Movie”)

Genre : , ,
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2017

Quando o melhor filme dessa nova safra da DC é “LEGO Batman”, ou alguma coisa está errada com a DC ou algo está muito certo com a LEGO. Ou ambos. O que está errado com a DC nós sabemos e já escrevi algumas críticas sobre seus últimos filmes e, inclusive, “Mulher Maravilha” está aí para talvez pavimentar um caminho muito melhor. Agora, o mais interessante é falar sobre o que está certo com a LEGO.

Primeiramente, ela entendeu perfeitamente – melhor do que em alguns filmes anteriores, diga-se de passagem – a verdadeira personalidade de Bruce Wayne – na já icônica voz do Comediante Will Arnett (“Tartarugas Ninja“) – , como um órfão que vira um herói sombrio e afasta a todos para proteger a si mesmo do medo de perdê-los tal qual seus pais. Daí, o roteiro teve a grande sacada e subverteu tudo isso de uma forma cômica impagável. Batman vira um herói mimado com um ego infladíssimo que, para tentar se livrar de vez do Coringa, rouba do Superman a arma da dimensão fantasma sem saber que é exatamente isso que o vilão quer. Ao mesmo tempo adota sem querer Dick Grayson, que virá a ser o Robin.

O filme parece ter enxergado todos os elementos de todas as épocas do herói e coloca referências valiosíssimas e ainda sacaneia com elas. Por exemplo, quando Alfred fala sobre todas as fases de Batman e em segundos todos os filmes – incluindo a deliciosa série dos anos 60 – são reconstruídos, isso demonstra um profundo conhecimento do legado do herói. A própria relação dele com os vilões e aliados, que nada mais é que a essência da trama, não só é muito bem desenhada, como faz todo o sentido para o espectador, respondendo perguntas do tipo porque os vilões sempre reaparecem nas constantes encarnações de Batman.

Mas a LEGO vai além: sua paixão pelo cinema, faz a produção recriar personagens e cenas antológicas, indo desde o Olho de Sauron, passando por Lorde Voldemort, o Agente Smith de Matrix, King Kong, Godzilla, chegando até os oitentistas Gremilins e os monstros da Universal Pictures. Sem contar a gracinha que eles fazem com o Homem de Ferro da Marvel. E o fato dos personagens serem bonequinhos permite que toda e qualquer lei da física seja quebrada sem prejuízo da coerência. Mesmo assim, há uma constante preocupação com a história e o desenvolvimento dos personagens.

Pra completar, a trilha sonora – também um dos fortes no filme pai “Uma Aventura LEGO” – também é destaque por aqui com todas as épocas cobertas de Rick Astley até Alesso e DNCE. “LEGO Batman: O Filme” é uma das melhores encarnações do herói e tão relevante quanto às demais e mostra um casamento perfeito entre um universo de heróis e a LEGO, trazendo um ótimo roteiro cheio de afinadíssimas referências cinematográficas. Imperdível.

Curiosidades:

– Há uma rápida cena na TV onde um uma fração de segundo, vemos o protagonista de “Uma Aventura LEGO” num flash do filme anterior passando na TV. Isso significa que: a) os eventos de “LEGO Batman” são posteriores a “Uma Aventura LEGO” e b) todo o universo de Gotham City também se passa no porão da casa do garoto humano.
– Quando o Coringa diz que esse plano não vai ser igual ao dos dois barcos ou o da parada com a música do Prince, ele faz uma referência direta ao “Cavaleiro das Trevas” e ao “Batman” de Tim Burton de 1989, onde ele perpetrou esses planos.
– Na cena em que os vilões saem da zona fantasma, é igual ao dos fantasmas saindo da outra dimensão em “Caça-Fantasmas”. Há rumores de que o próximo filme a virar versão da LEGO é justamente “Caça-Fantasmas”.
– O bat-repelente de tubarões mostrado no filme realmente foi usado num episódio da icônica série em 1966.
– Praticamente todos os vilões do Batman estão no filme.
– A voz do computador do Batman foi feita pela Siri da Apple.

Ficha Técnica

Elenco:
Will Arnett
Michael Cera
Rosario Dawson
Ralph Fiennes
Zach Galifianakis
Jenny Slate
Jason Mantzoukas
Conan O’Brien
Doug Benson
Billy Dee Williams
Zoë Kravitz
Kate Micucci
Riki Lindhome
Eddie Izzard
Channing Tatum
Jonah Hill
Adam Devine
Hector Elizondo
Mariah Carey

Direção:
Chris McKay

Produção:
Roy Lee
Dan Lin
Phil Lord
Christopher Miller

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑