Lembranças de um Amor Eterno (“La corrispondenza”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Um gênio não precisa fazer sempre filmes espetaculares, mas pode fazer em um bom filme, milagres aqui e ali. O primeiro milagre que o mestre italiano Giuseppe Tornatore (“A Desconhecida”) faz nesse romance rasgado é extrair a melhor atuação da atriz Olga Kurylenko (“Promessas de Guerra”) de sua carreira.

Ela é Amy, amante num tórrido romance com o professor Ed (Jeremy Irons, novo Alfred de “Liga da Justiça”). Mesmo amando-a incondicionalmente, Ed tem família e uma carreira e eles se comunicam bastante por carta ou meios eletrônicos (e-mail, vídeo chamada, etc – aparentemente o Whatsapp ainda não era moda no filme). Numa das ausências presenciais de Ed, Amy descobre que ele morreu e fica arrasada. Entretanto, misteriosamente continua recebendo e-mails e cartas dele com um timing impressionante. Então ela faz uma jornada emocional para entender a situação e nela, acaba se auto descobrindo.

A narrativa tem duas vertentes: a primeira é o próprio mistério que ronda as mensagens aparentemente póstumas. O fato de Ed ser um professor de astrofísica que acredita no multiverso coloca uma pulga atrás da orelha. E o diretor aproveita isso muito bem, mesmo filmando com os pés no chão e sem insultar a inteligência do espectador. A outra vertente é a autodescoberta da protagonista e como pequenos detalhes nos abrem sua vida e suas escolhas (a própria expressão que Ed usa ao se referir a ela, kamikaze, por exemplo).

Nesse meio tempo, o público já se encantou pela trilha do também mestre e parceiro do diretor, Ennio Morricone (“Os Oito Odiados”) que consegue repetir o tema de amor naturalmente junto à projeção sem cansar e dando uma identidade ao casal separado por uma distância intransponível. Aliás, Jeremy Irons, que já é Oscarizado, faz uma performance extremamente carismática e que tem seu apogeu no seu último discurso antes do desfecho, onde é feito de um ângulo peculiar que só reforça seu talento.

“Lembranças de Um Amor Eterno” é singelo, tem uma ótima condução e conta bastante com o talento do elenco principal que veio pra ganhar. E o melhor: funciona.

Curiosidades:

– Nas filmagens Olga Kurylenko estava em seu quarto mês de gravidez.
– O nome verdadeiro da ilha chamada Borgoventoso é Orta San Giulio, uma ilha com sua estrutura medieval totalmente preservada na Itália.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeremy Irons
Olga Kurylenko
Simon Johns
James Warren
Shauna Macdonald
Oscar Sanders
Paolo Calabresi
Anna Savva
Irina Kara

Direção:
Giuseppe Tornatore

Produção:
Isabella Cocuzza
Arturo Paglia

Fotografia:
Fabio Zamarion

Trilha Sonora:
Ennio Morricone

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑