Levando a Vida Numa Boa (“The Beach Bum”)

É um filme de muitas camadas analíticas, mas são tantas que o próprio diretor Harmony Korine de “Spring Breakers – Garotas Perigosas” vai se perdendo rumo ao final.

Numa primeira passada de olho, podemos achar que Matthew McConaughey de “Calmaria” interpreta Moondog, um poeta fracassado, marido da rica Minnie (Isla Fisher de “Te Peguei!”), é um cara que não importa o que aconteça, leva tudo numa boa e assim passa o filme inteiro se envolvendo com vários personagens e situações.

Já numa segunda passada (sem precisar ver de novo / é só no sentido figurado, por favor), entendemos que ele faz parte de uma casta de excluídos decadentes da sociedade que sempre está à margem dos acontecimentos como se mostra numa ótima montagem antes de uma cena trágica e utiliza bebida, drogas e mulheres como forma de escapismo, juntando-se com gente da mesma laia com a justificativa de viver o presente ou, como diz o título, viver a vida numa boa.

Só isso já dá uma ótima analise de personagem e seu entorno com um entendimento da direção do que faz uma casta que não acredita pertencer a esse mundo, dando a dose certa de alegria e tristeza. Mais ainda: é como se o espectador desse uma risada culpada, como se a alegria do protagonista apenas disfarçasse a tragédia em que vive.

O problema é que ao fim do segundo ato, o roteiro e condução começam a envergar para um posicionamento bem diferente do mostrado até então, com doses de humor e absurdo cada vez mais altas, onde a leitura pode ser um escapismo ainda com mais subjetividade onde o protagonista perde a noção de realidade ou, como infelizmente parece o caso, apenas uma volta para uma nova e rasteira mensagem de que está realmente tudo bem em ser daquele jeito. E entre uma visão e outra, o espectador acaba pagando um pedágio meio desconfortável, principalmente se espera uma consistência de uma profundidade existencial até o fim.

Levando a Vida Numa Boa” é no mínimo um interessante road movie de personagens, já que nosso anti-herói encontra com várias personalidades, quase como se fosse em esquetes, sendo que do mínimo pro máximo de seu potencial o caminho é tão grande que é difícil que o público se esforce pra chegar até onde o diretor quis, se é que o diretor quis alguma coisa a mais.

Ficha Técnica

Elenco:
Matthew McConaughey
Snoop Dogg
Isla Fisher
Stefania LaVie Owen
Martin Lawrence
Zac Efron
Jonah Hill
Jimmy Buffett

Direção:
Harmony Korine

Produção:
Charles-Marie Anthonioz
Mourad Belkeddar
Steve Golin
John Lesher
Nicolas Lhermitte

Fotografia:
Benoît Debie

Trilha Sonora:
John Debney

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑