Linha Reta (“The Hummingbird Project”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

Já disse aqui que o ator Jesse Eisenberg está vindo de uma série de filmes esquisitos como “Vivarium” e “A Arte da Autodefesa”, o que não é necessariamente ruim, mas de verdade não tem mostrado resultado muito positivos.

Esse “Linha Reta” também pode se enquadrar nessa mesma categoria peculiar, mais pela premissa que é extremamente técnica, mesmo ela sendo explicada várias vezes ao longo da trama: Eisenberg é Vincent que tem um irmão gênio mas meio autista, Anton (Alexander Skarsgård de “Escondidos”). Eles trabalham numa operadora da bolsa de valores, mas descobrem uma maneira da informação de investimentos chegar neles alguns milissegundos antes de qualquer um, o que aliado a um algoritmo de investimento, faria toda a diferença e faturaria milhões de dólares.

Só que pra isso eles precisam desenvolver um software e fazer uma imensa obra de fibra ótica subterrânea que começa a ser financiado por um empresário concorrente. Então eles deixam a empresa chefiada por Eva (Salma Hayek de “Dupla Explosiva”) que fica louca para dar o troco e começa uma corrida pela velocidade de bits e bytes.

Pelo tamanho dessa sinopse já se percebe o trabalho que o roteiro tem para fazer o espectador entender e – mais do que isso – comprar a idéia da importância dos 16ms e que isso seria relevante para se fazer um filme. Então eles dramatizam dando todo o tipo de sorte (ou falta dela) para a nossa dupla de protagonistas onde talvez resida a melhor discussão do filme que fora subestimada: eles são os heróis ou vilões da história? Essa questão moral, importantíssima, vem e vai, mas não se prende à narrativa, tendo que dividir espaço com todas as desventuras.

Eisenberg que geralmente reveza suas atuações entre 1) Nerd bad boy e 2) Nerd inocente e introspectivo está atuando no modo 1, mas o destaque mesmo vai para Skarsgård que depois de sempre ter feito personagens fortes como “A Lenda de Tarzan”, aqui seu Anton é o mais frágil de todos. Reparem que até sua estatura é curvada, o que demonstra certa submissão.

Linha Reta” tem dois personagens interessantes, uma história complicada que chega a ser chata, e um desenvolvimento que tenta um desfecho edificante, mas já chega lá sem crédito. Dispensável.

Curiosidades:

– A fibra ótica construída no filme é real! A Benden, empresa número 1 em construção de fibra ótica deixou a produção filmar nos vários estágios da construção de rede enquanto profissionais de verdade estavam fazendo o trabalho!
– Jesse Eisenberg decorou todas as suas falas do script antes das filmagens sem precisar de nenhuma ajuda durante.

Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Alexander Skarsgård
Salma Hayek
Michael Mando
Johan Heldenbergh
Ayisha Issa
Mark Slacke
Sarah Goldberg
Frank Schorpion
Kwasi Songui
Conrad Pla
Julian Bailey
Jessica Greco
Robert Reynolds
Anna Maguire

Direção:
Kim Nguyen

Produção:
Pierre Even

Fotografia:
Nicolas Bolduc

Trilha Sonora:
Yves Gourmeur

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑