Lion: Uma Jornada Para Casa (“Lion”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2016

Uma provocação sempre feita dentre os indicados ao Oscar é que parte dos filmes são baseados em uma história real. Mas é vendo “Lion” que se percebe o quanto uma história real pode ser tão forte a ponto de sobrepujar qualquer ficção.

Fala sobre um garoto pobre da Índia chamado Saroo que se perde do irmão, embarcando num trem que o leva a milhares de quilômetros do seu pobre vilarejo e só depois de 25 anos tem a chance de encontrar sua família novamente.

O diretor Garth Davis, que até então trabalhava para TV, faz sua estréia contando da forma mais linear possível a jornada do nosso pequeno herói e nos primeiros 50 minutos, vemos o ator mirim indiano Sunny Pawar dando um show de presença, carisma e esperança como o pequeno Saroo, desnorteado numa na região de Bengala na índia onde até o dialeto é um obstáculo (ele fala hindi, mas foi parar numa região onde o dialeto é o bengalês). A fotografia de Greig Fraser que sai do espaço sideral de “Rogue One” para mostrar as decadentes regiões pobres da Índia é de tirar o fôlego e conecta o espectador fazendo-o sempre temer pela saúde do nosso pequeno herói.

A segunda parte do filme já traz Saroo na versão adulta por Dev Patel (“O Exótico Hotel Marigold”) sendo invadido por dolorosas lembranças de seu passado e obcecado e encontrar sua família, mesmo amando seus pais adotivos. Patel recebeu uma indicação de melhor ator coadjuvante e está corretíssimo e dosado no papel. Aí Nicole Kidman (“Grace de Mônaco”) chega e faz uma de suas melhores performances nos últimos anos como a mãe adotiva de Saroo, principalmente numa reveladora cena onde o protagonista discute com a mãe sobre a sua incapacidade de ter filhos biológicos.

O diretor faz até os clichês do gênero funcionarem (o desfecho que o diga) e aciona a certeira máquina de lágrimas que tem como sua última, mas não menos importante peça, a composição em piano da dupla Volker Bertelmann e Dustin O’Halloran (“Paixão Inocente”).

Difícil é sair de “Lion” indiferente, não apenas pela história de Saroo, mas pelo apelo maior e global de um mundo desigual que às vezes, apenas às vezes, acende uma chama de esperança. Um filme que fica com a gente por muito tempo.

Curiosidades:
– Saroo faz faculdade de hotelaria. Seu intérprete Dev Patel acabou de sair do papel do gerente de um hotel em O Exótico Hotel Marigold. E seu próximo filme também será dentro de um hotel, Hotel Mumbai.
– A última cena de Dev Patel no filme foi a primeira cena a ser filmada.
– Quase que Dev Patel não abocanha o papel porque ainda estava estigmatizado como o indiano de Quem Quer Ser Um Milionário?. Detalhe: ele nasceu na Inglaterra.
A namorada de Saroo no filme, interpretada por Rooney Mara (“Carol”) não existiu de verdade. Ela representa as várias namoradas que Saroo teve nos anos em que buscou sua casa.

Ficha Técnica

Elenco:
Dev Patel
Nicole Kidman
David Wenham
Rooney Mara
Sunny Pawar
Abhishek Bharate
Priyanka Bose
Deepti Naval
Menik Gooneratne
Benjamin Rigby
Divian Ladwa

Direção:
Garth Davis

Produção:
Iain Canning
Angie Fielder
Emile Sherman

Fotografia:
Greig Fraser

Trilha Sonora:
Volker Bertelmann
Dustin O’Halloran

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑